Guerra Civil Americana (1861-1865)

A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, ocorreu no século 19 nos EUA. À época o país se tornou a maior potência industrial das Américas.

Os territórios do Oeste foram tomados dos índios e - que foram dizimados em sua maioria e os poucos que restaram foram confinados em reservas - ocupados por imigrantes europeus.

O fato é que o país seguia dividido entre os estados do Norte e Sul. O Norte era industrializado e abolicionista. O Sul aristocrático queria a manutenção da escravidão, a exportação de algodão e os latifúndios.

Com a eleição de Abraham Lincoln (1861-65), para presidente, o Sul declarou a separação. Começou o conflito que terminou com a derrota do Sul.

Lincoln aboliu a escravidão. Os estados do Sul perderam prestígio político e os negros continuaram marginalizados socialmente.

Big Stick

Com capital acumulado, as empresas estadunidenses passaram a investir Na América Latina. Em países pobres como o México.

Ao sentir que suas vantagens econômicas estavam sob ameaça, em alguns desses países, os EUA puseram em prática o Big Stick. Política intervencionista por meio qual enviava seus soldados para garantir a manutenção de seus interesses pela força.

Vale lembrar que o Big Stick foi prática política desenvolvida pelo presidente Theodore Roosevelt (1901-09) por meio de intervenção armada nos assuntos dos países latino-americanos.

NÃO ESQUEÇA!

Big Stick - ou Política do Porrete - é o nome que se dá à política intervencionista dos EUA em relação à América Latina. Doutrina Monroe - é doutrina política que inadmitia qualquer tipo intervenção dos países europeus no continente americano. Essa doutrina é uma ampliação da Política do Porrete. Portanto, os EUA se colocam como polícia continental e levam em conta somente os seus interesses. Dessa forma não respeitavam a soberania e o direito de autodeterminação dos povos latino-americanos.

MARQUE UM X NAS QUESTÕES OBJETIVAS

(ADAPTADA) Sobre o Big Stick - grande porrete - , marque a alternativa correta

(a) Refere-se à política de tutela norte-americana na América do Sul, nas décadas de 1950 a 1970. Tal política implicava intervenção direta dos EUA nas questões políticas dos países sul-americanos, inclusive no que se relaciona à destituição de governos democráticos e à instituição de ditaduras civis e militares.

(b) Refere-se à política intervencionista norte-americana na América Central, no início do século XX. Tal política implicava a intervenção direta dos EUA nas questões políticas e econômicas internas dos países centro-americanos, protegendo governos aliados e derrubando os adversários.

(c) Refere-se à política norte-americana de expansão territorial, no início do século XX. Tal política traduz-se pela incorporação de porções territoriais do México (caso do Texas), bem como Havaí e Alasca, que foram anexados aos EUA nesse período.

(d) Deve ser entendida no contexto da Guerra da Secessão, no final do século XIX. Tal política refere-se a incentivos concedidos à indústria nortista, que passou a apresentar altos índices de crescimento.

(e) Deve ser entendida no contexto da expansão dos EUA, já a partir do final do século XIX. Tal política implicou a consolidação das instituições republicanas e expansão e conquista do Oeste. Com isso os norte-americanos expandiram seu território, avançaram sobre as fronteiras do México (por isso big stick) e industrializaram-se.

2. Assinale a afirmativa correta a respeito da Guerra de Secessão.

(A) O antagonismo entre os interesses do Norte e do Sul tornou-se incontornável por causa da organização de sociedades secretas abolicionistas, precipitando a guerra.

(B) Apesar de desenrolar-se em torno da questão do trabalho

escravo, a Guerra de Secessão foi uma disputa entre o interesse protecionista do Norte e o propósito livre-cambista do Sul.

(C) A abolição da escravidão pelo presidente Lincoln, em plena

Guerra de Secessão, torna patente que o conflito foi motivado pela insistência dos capitalistas do Norte em promover um mercado de trabalho livre.

(D) Os empresários ianques apresentaram as mesmas características das burguesias do Norte da Alemanha e da Itália: intransigência no propósito de formar um mercado de trabalho unificado.

(E) O estabelecimento de colonos nortistas ao Sul do paralelo

36o 30’ transgredia o Compromisso do Missouri, desencadeando o conflito.

3. "Tinha que haver uma luta. Talvez não fosse necessária uma guerra... O país se chamava Estados Unidos, mas só no nome, não na realidade. Os Estados do Sul e os do Norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. (HUBERMAN, Leo. História da Riqueza dos EUA, Ed. São Paulo: 1983).

O texto identifica nominalmente o histórico conflito e as principais diferenças entre Norte e Sul, representados na alternativa:

(a) Guerra de Secessão, norte livre cambista e sul protecionista.

(b) Guerra de Secessão, norte escravista e sul abolicionista.

(c) Guerra de Independência dos EUA, norte agrário e sul industrial.

(d) Guerra de Independência dos EUA, norte latifundiário e sul minifundiário.

(e) Guerra de Secessão, norte subdesenvolvido e Sul desenvolvido.

4. Leia o trecho abaixo:

“Tinha de haver uma luta (...). Os estados do sul e os do norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. (...) Essa luta se arrastou por 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra civil.” HUBERMANN, Leo. História da riqueza dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983.

O trecho acima se refere à Guerra da Secessão (1861-1865), que aconteceu nos Estados Unidos da América, cujas consequências foram, EXCETO:

(A) a aprovação de tarifas protecionistas que possibilitaram o avanço do capitalismo no país.

(B) aprovação da 13ª emenda que garantia liberdade ao cidadão negro.

(C) o surgimento de organizações de perseguição aos negros, como a Ku Klux Klan.

(D) a elaboração do New Deal como possibilidade de geração de empregos.

5. Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:

a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.

b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.

c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.

d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.

e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 06/07/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4872043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.