Ei! Brasil! Vamos tomar vergonha?

Sou a favor da indignação e do protesto diante desse mar de lama e corrupção política.

Sou grata aos manifestantes organizados, ordeiros e pacíficos, que saem às ruas para expor a insatisfação, reivindicando melhorias não apenas para eles, mas para todos, até para quem considera os protestos uma bobagem.

Sou a favor de não nos deixarmos anestesiar pelo espetáculo, pelo circo; de não nos conformarmos com migalhas; de exigirmos para nós os padrões de serviços condizentes com a carga tributária que arcamos.

Agora, NÃO SOU A FAVOR da falta de educação! Um país precisa de cidadãos conscientes, políticos éticos, empresários idôneos, GENTE DE BEM! E não revolta vazia; falsas ideologias; atitudes contraditórias; raivinha juvenil.

Se acho que a Presidenta merece lidar com a insatisfação popular? TENHO CERTEZA! Se acho que a maquiagem de um país de conto de fadas feita para os turistas deve ser desmascarada? ASSINO EMBAIXO!

Mas um estádio lotado bradar palavrões (os vídeos mostram até CRIANÇAS gritando o vocabulário pornográfico e chulo, repetindo o "exemplo" dos adultos), não serve de absolutamente NADA para o país! E não denigrem a governante, DENIGRE A NÓS, O POVO!

E não venha me dizer que isso é contra ela, é por causa dela, por causa da corrupção e blá, blá, blá. Esse é o NOSSO REPERTÓRIO de ações no dia-a-dia! Na fila do banco, no ônibus, no trânsito, na rua, UNS COM OS OUTROS... Parece que ser educado anda tão raro que as pessoas ficam espantadas com gestos civilizados!

Por qualquer coisinha se manda TOMAR NAQUELE LUGAR! Por um pisão no pé, xinga-se a MÃE ALHEIA! Diga-se de passagem, dois dos xingamentos mais populares usados pelo brasileiro e que refletem o grotesco preconceito de gênero e sexualidade. Só me respondam uma coisa: DO QUE ISSO NOS SERVE? Para onde ISSO ESTÁ NO LEVANDO, a não ser a depreciação e a degradação da nossa gente?

Saudades de quando os protestos tinham a marca da inteligência! Das composições rebuscadas que burlavam a censura! Dos tapas com luva de pelica! DA EDUCAÇÃO QUE EU RECEBIA EM CASA, dos meus pais, que me ensinaram a entrar e a sair de qualquer lugar! Um homem e uma mulher semi-analfabetos, pobres, mas DECENTES E HONRADOS! Não foi O GOVERNO que ensinou isso a eles, não! Foram valores transmitidos de geração à geração e QUE NÓS ESTAMOS ESQUECENDO DE TRANSMITIR E CULTIVAR!

Colocam-se filhos hoje numa escola e espera-se que as professoras lhes ensinem tudo: a educação formal e informal! E tudo isso SEM QUE SE CONTRARIEM OS COITADINHOS, porque “ai” da educadora que ousar ser mais rígida com um aluno. É arriscado apanhar: ou do protótipo de delinquente ou dos pais que lhe forjaram uma conduta delituosa atendendo a todos os seus caprichos!

Não quero que a Copa sirva de distração às mudanças que urgem ao nosso país. Mas me reservo ao direito de me indignar não apenas com a corrupção e os desmandos do Governo, mas também com a falta de bom senso e coerência do povo.

Chega de maniqueísmos! Chega da imaturidade de querer responsabilizar somente os outros pelas nossas chagas sociais! Enquanto não encararmos a nossa parcela de culpa, jamais iremos alcançar a transformação almejada!

Espero que nos próximos jogos, a torcida seja mais criativa e inteligente para elaborar um protesto que alcance repercussão favorável a uma causa justa e não para desabonar a conduta, a educação e o caráter de quem grita as “palavras de desordem”!

Feminista de Arake
Enviado por Feminista de Arake em 13/06/2014
Código do texto: T4843516
Classificação de conteúdo: seguro