A Corrupção no Brasil...
É o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra e pode ser: Ativa, Política, Passiva e preditiva.
Levar vantagens este é o tema de mais enfoque da mídia falada e escrita no Pais e com maior destaque atualmente os casos da Petrobras, Alston e Refinaria de Abreu Lima no Recife, além do badalado mensalão de Brasília.
O livro do Juiz nordestino aponta um descalabro à corrupção brasileira com maior destaque para verbas de campanha, onde são gastos bilhões por empreiteiras, em finaciamento de campanhas para posterior ressarcimento em obras via subfaturamento e ainda segundo ele acréscimos de encargos acima de 20%, segundo destacou em entrevista do fantástico da Rede Globo do dia 08/06/2014.
Ele destacou ainda que sejam usados todos os meio possíveis para conseguir se eleger como agiotagem, empréstimos e mais...
É sabido também que quase maioria das verbas publica é manipuladas chegando ao destino verdadeiramente somente de 30 a 40% o restante são divididos na corrupção, pelos meios que as criam e alavancam.
Em épocas passadas aventurei ser candidato a prefeito de minha cidade sendo o quarto ou quinto entre eles, foi uma luta feia, usando verbas próprias, acabei gastando 4% do valor do Candidato ganhador. Boquiaberto e se perguntando de onde saiu tanto numerário, para ser eleito prefeito de uma cidade mediana?
Falávamos da percentagens das verbas publicas que chegam aos seus objetivos finais na media de 30 a 40%. Já pensou se chegasse os 100%, como seria a educação, a saúde e o bem estar social, as nossas estradas?
Quem são os culpados por tudo isto? Geralmente a culpa esta em quem aceita vender o seu voto, escolha errado dos candidatos e o não interesse pelas coisas do pais, principalmente as decisórias, a falta de conhecimento e cultura da sociedade. Talvez somente umas pequeníssimas percentagens da população brasileira saibam destes detalhes, oxalá quem sabe somente 0,2%. Porem estes 0,2% sabe e fica sozinho se amofinam e não denunciam e acaba que nós ficamos entre eles, na esperança que um dia isto acabe e os políticos concordem a cumprir seus mandatos pelo salário a eles estipulados.