VAI TER COPA, SIM!
Não sei quem inventou esse negócio de “não vai ter Copa”. Ideia absurda! (pra não dizer outra coisa). Não sou de nenhum grupo político. Nem filiada a nenhum partido. Na verdade não entendo quase nada de política (menos ainda de futebol). Mas às vezes sou observadora e, quando isso acontece, acabo percebendo algumas coisas.
E percebi, no período em que se aproximava o campeonato, uma tentativa de implantar na cabeça do povo a ideia da rejeição. Alguns se deixaram levar, é verdade. Mas muitos, assim como eu, nunca acreditaram nisso.
Agora, me digam: por que não teria Copa? Meu povo, pensemos um pouco: muito do que detonaram nas redes sociais, tentando gerar tumulto, merece reflexão. Por exemplo, dizer que “corrupção, endividamento público, saúde e educação precárias, falta de segurança, exploração sexual, etc.” se deve à realização da Copa, é inadmissível. São pontos que, infelizmente, fazem parte da nossa realidade, mas, admitamos, já existem desde que me entendo por gente e nada têm a ver com o Mundial.
Outra coisa: por que eu contribuiria para a difamação do meu próprio país? Como é que eu vou receber uma visita em casa e evidenciar o que eu tenho de pior? Claro que não! Vou tratar de arrumar tudo, organizar o que for possível. Vai me dizer que na sua casa é diferente? Gente, o Gigante é a nossa casa! E as visitas estão à porta, chegando aos montes.
Nossa vida já é tão sacrificada, temos tantas dificuldades, pra quê tornar maior nosso sofrimento? Vamos ser felizes, é muito melhor! Não é mediocridade, é ser racional. Vou perder uma festa dessas por quê?
É justo que temos nossas deficiências, concordo plenamente. E não estou satisfeita com muita coisa, mas não dá pra consertar o mundo nos dias que antecedem à Copa. O momento agora é de pura alegria. Recebamos o Mundial de coração aberto! E que flua o nosso espírito otimista, de brava gente que não desiste nunca. Passado o evento, pensamos no que será nos próximos dias.
Façam seus protestos quem quiser. Eu quero é o futebol acontecendo, o Brasil sacudindo a rede, os corações a mil, na torcida, vibrando junto, sofrendo junto, torcendo junto pela vitória. Eu quero vários gritos de gol. Sou brasileira!
E vou continuar com meus questionamentos, sempre buscando conhecer a procedência das informações, fazendo a minha leitura crítica das “verdades” de cada um. Os manipuladores querem seguidores que ouvem a notícia e a disseminam sem saber sequer do que estão falando. Não sei de nada, não sou ninguém, mas preciso aprender a me defender. Não quero cair em armadilhas para idiotas.
Brasil, “faz mais um que eu quero ver!” E que vejam também aqueles a quem interessa o fracasso desse grande evento, pra vitória ser dupla.