COPA DO MUNDO NO BRASIL - O EVENTO QUE OCORRERÁ EM JUNHO DE 2014 ESTÁ REPLETO DE POLÊMICAS E DIVIDE OPINIÕES.
A copa do mundo FIFA 2014 que ocorrerá no Brasil no próximo mês de junho é uma das mais polêmicas de todos os tempos, e vem dividindo bastante a opinião dos cidadãos brasileiros. No principio, logo que o mundial foi anunciado trouxe alegria para as pessoas, pois além de poder sediar o mundial se acreditava que grandes melhoras em relação à infraestrutura seriam realizadas no país, mas com o passar do tempo, percebeu-se que como tudo no Brasil, a grande burocratização de obras além de superfaturamentos nas mesmas, e grandes problemas na saúde e na segurança pública foi diminuindo a alegria de muitos em relação à copa do mundo.
No cenário atual, a poucos dias do inicio do evento, crescem as manifestações populares, movimentos contrários à copa estão sendo bastante difundidos principalmente nas redes sociais, um dos que se destacam é o movimento “Não vai ter Copa” que vem ganhando muitos adeptos. As principais reivindicações destes grupos são melhorias na saúde, educação, segurança, visto que o Brasil vem passando por momentos bastante precários nestes assuntos, e melhorias nas desigualdades sociais das classes economicamente mais baixas, pois o país também possui diferenças sociais alarmantes.
Em contra partida, o mundial realça a paixão nacional dos brasileiros, que é o futebol, e a busca pelo sexto titulo da copa do mundo, existem muitos cidadãos que já estão ansiosos para que a copa chegue logo, além disso, o fluxo de turistas que chegarão ao país também será bastante alto, isto com certeza também vai dar uma acelerada no setor de serviços do país, como hotéis, restaurantes, dentre outros que serão necessários aos visitantes. Segundo o site BOL, existe previsão da visita de donos de indústrias internacionais, que além de vir assistir ao evento também irão analisar possíveis espaços para a instalação de suas indústrias no Brasil, tendo uma perspectiva de investimentos em bilhões de dólares, estas empresas também seriam geradoras de empregos para toda a população, isto pode ser encarado como um fator positivo.
Em suma, apesar de muitas polêmicas em relação ao mundial, creio que o pensamento de grande parte da população brasileira é que a copa do mundo de 2014 venha em paz, que não haja violência e que todos possam desfrutar com alegria este momento. Manifestações em busca de melhorias para o nosso país são louváveis, mas o fato de impedir que a copa do mundo aconteça a esta altura, não causaria nenhuma melhoria das quais precisamos, reivindicar nossos direitos é sempre bom e necessário, e de maneira pacifica se torna ainda melhor.