Greve no metrô
Nunca uma greve nos transportes durou tanto tempo na cidade de São Paulo.
Mas o que desejam os funcionários do metrô?
Certamente que se fosse um aumento para seus trabalhadores estes já teriam conseguido algum acordo, após mais de quatro dias de paralisação.
O comércio recebe todos os dias milhões em dinheiro na forma de moeda. No entanto, os carros fortes não repassam essas moedas para o banco central. Para o banco central, seguem somente as notas, por causa da dificuldade de contar moedas e o volume do transporte. As moedas depositadas nos bancos são direcionadas ao metrô, para que sirvam de troco. No entanto, estando o metrô ao valor de 3,00, as moedas não são direcionadas a eles, pela falta de demanda de troco. Com isso, as moedas acumulam-se, ou nos cofres dos comércios, ou nos cofres dos bancos, e quando uma grande quantidade de dinheiro fica parada sem finalidade a moeda do país desvaloriza-se e há uma alta inflação.
Talvez a reivindicação dos funcionários do metrô seja um aumento simbólico da tarifa, para evitar a inflação pelo motivo explicado acima. Não sei ao certo se a reivindicação se estende ao ônibus também, um vez que o bilhete único também é recarregado em terminais.
De fato, o ideal seria pagar 2,85 pela passagem de metrô. Mas por se tratar de uma empresa do Estado, não há a autonomia para diminuir o valor da passagem. Não sei se concordo com a medida do aumento, nem se é esta a reivindicação, mas o argumento é justo e conveniente. Por não ouvir pronunciamentos por parte deste sindicato, imagino que está na hora de especularmos o verdadeiro motivo da paralisação e apoiar as medidas mais sensatas para nossa economia. Há um preço alto em se viver na cidade, um deles é nossa responsabilidade pelo progresso econômico.
E para aqueles que usam 12 reais ou mais em condução pública diariamente, a melhor opção é sem dúvida o Bilhete Único ilimitado mensal para metrô, trem e ônibus. Os bilhetes comprados nos guichês são para aqueles que usam o metrô eventualmente, e os quase 15 anos de Bilhete Único na cidade não superou sua demanda.
Sei que muitos leitores "torcerão no nariz" ao ler esta postagem. Mas o único intuito deste artigo é especular o motivo da longa paralisação prestes à Copa do Mundo, enquanto já estamos recebendo nossos turistas, e sem nenhum tipo de reivindicação formal ou esclarecida. Precisamos descobrir o real motivo desta greve e tentar atender às necessidades deste transporte que SEMPRE esteve ao lado do melhor interesse social. O metrô de São Paulo é o melhor exemplo de qualidade em atendimento e ideologia política, todos os seus funcionários tem treinamento nas áreas de serviço social e psicologia e todo o seu sistema é gerenciado e desenvolvido de forma humana para habilmente resolver não somente os problemas de transporte, como também questões sociais e econômicas.
Att,
Sushamana Tara Thai Istha Ananda Om - Thais Fernanda Ortiz de Moraes