O POVO NÃO FOI AVISADO DO "PACTO PELO PODER NO BRASIL!"

Vejo debates e até programas de televisão interessantes falando sobre as manifestações ocorridas no Brasil durante a Copa das Confederações e as novas manifestações que antecedem a Copa do Mundo no Brasil.

Depois de analisar e pensar muito no assunto, tirei as minhas próprias conclusões, afinal participei diretamente de vários momentos políticos e sociais do Brasil, durante a ditadura e a luta contra ela fui um militar divergente e depois militei no Movimento Estudantil, sindical e comunitário e mesmo em partidos de esquerda que estavam presentes em sindicatos e associações de moradores em meu estado e em todo o Brasil.

Nos anos oitenta e noventa fui ativista e dirigente sindical dos ferroviários, vinculado a CUT e ao Comando Nacional Metro-Ferroviário e no inicio dos anos 2000 integrei o Congresso Nacional durante quase dois anos integrando o partido de Lula e no ano 2005 por divergir das ações nos Sindicatos e no Partido pedi a minha desfiliação num processo traumático que me trouxe graves prejuízos pessoais e políticos.

Digo isso, porque as pessoas que se detém a ler meus textos e artigos tem o direito de saber no mínimo, por onde o autor deste texto andou e as razões que o movem.

Entendo que o desgarramento de muitas categorias de suas lideranças e divergências demonstradas publicamente em várias paralisações e mesmo os Movimentos de 2013 que rejeitaram a participação das Centrais e a participação de partidos políticos e políticos, tem a sua origem num pacto feito por Lula, pelo partido e varias centrais sindicais, de forma velada e silenciosa, muitos pensaram assim com a eleição de Lula: “... Bem agora podemos dar uma trégua, pois levamos um trabalhador que veio de um Sindicato de Luta, de uma Central e de um Partido de Trabalhadores comprometido com o povo, com os trabalhadores, vamos deixar o “homem trabalhar” para arrumar o Brasil e fazer justiça...”, Ledo engano daqueles que pensaram assim, pois Lula ao chegar ao poder mudou o seu perfil e buscou a proximidade com grandes empresários e empreendeu a cooptação do chamado “lumpesinato brasileiro” com programas sociais e discursos “ufanistas” e muita propaganda e marketing e publicidade de altíssimo custo. “Na verdade o pacto funcionou entre os chamados “cardeais do PT e capas pretas do movimento sindical” podemos ver centenas deles em cargos elevados nos Ministérios ou em mandatos eletivos de vereadores, deputados, prefeitos, governadores e até senadores” favorecidos pela “onda socialista de araque”, sim... porque a situação dos operários e trabalhadores brasileiros que de fato foram a base para o poder de Lula e companheiros, permaneceu a mesma ou piorou, pois os preços, impostos e custos aumentaram e os salários foram sendo engolidos e desvalorizados na prática, pois os índices oficiais não correspondem a realidade da elevação dos custos e o preço das prateleiras de supermercados, o sistema de saúde continua caótico, na educação os professores continuam sofrendo o drama da defasagem salarial e agravada pela violência e as drogas que estão nas portas das escolas e muita já adentraram porta adentro.

Ou seja, se houve um “Pacto de Poder” não avisaram o povo e nem os trabalhadores, sem contar que os trabalhadores que se aposentaram pelo INSS estão amargando as mesmas restrições e arrochos da era Collor e FHC, com o Fator Previdenciários e outras mazelas anuais na diferenciação dos reajustes.

Então, na verdade a Copa do Mundo é apenas o mote, na realidade os brasileiros protestam com razão e sentem-se na prática: traídos por um governo que se elegeu falando em povo e trabalhadores e de fato atende uma minoria privilegiada e aliados bem “atendidos e aquinhoados” com generosos espaços no poder e todas as benesses oriundas dele e ao povo nada! Minto, a parcela desorganizada e despolitizada o governo garante o apoio e voto com as migalhas de programas sócias que de fato jamais mudarão a sua vida.

Há uma maquiagem aqui outra acolá, mas um país que bateu Recorde em homicídios e tem mais de 80% de hospitais e sistema de saúde precário para atender a população, não avançou verdadeiramente em mais de uma década de poder do Lula, digo Lula porque Dilma é apenas uma Senhora que foi escolhida pelo “hábil” Lula e seus Conselheiros de sempre...

O Recado da população é claro, não basta falar em Democracia e Liberdade, queremos de fato influenciar nesse processo e dizer como queremos a Democracia do Brasil, ela não pode ser de um grupo que se eterniza no poder e deseja ditar todas as regras.

O povo de fato e aqueles que lutaram e sonharam com mudanças, não participaram e nem foram convidados para o pacto de poder no Brasil... Democracia não é só voto e acima de tudo participação de fato e não de faz de conta.

MANOEL VITÓRIO