Dever, Direito e Justiça.
"Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça."
Eduardo Juan Couture
Se as pessoas entendessem o significado desta frase, creio eu que não haveriam mais as grandes discórdias do mundo. "O Socialismo perdeu, o Capitalismo não venceu." disse Domênico de Masi. Ele tinha razão.
Um não pode ser justo porque tira do individuo o seu direito de se destacar nos seus próprios esforços, nem todos os homens são iguais, a igualdade também é uma injustiça. O outro impõe os "direitos" dos fortes sobre os fracos. Nenhum homem tem o direito de impor correntes sobre outros homens sejam essas físicas ou não físicas.
E assim 'direito' após 'direito' temos vivido nas novas ditaduras sociais, as chamadas "Ditaduras dos Oprimidos", onde as ovelhas se vigam dos seus lobos. De fato Hobbes tinha razão: "O homem é o lobo do homem", por que nenhum homem, quer permanecer como ovelha.
Assim a regra diz: vamos inverter a sociedade, vamos tirar dos ricos para dar aos pobres.
E assim os novos Hobin Hood vão ao congresso e criam suas leis, impõe os seus direitos.
Temos direitos, é claro que temos como as vagas nas faculdades, e de fato temos! ( Falo como Negro, Brasileiro, "Favelado", não convencido de que uma dívida com nossa raça já foi paga, depois de tantos anos de escravidão e a humilhação social que sofremos nas comunidades nos dias de hoje. Mudaram os nomes das favelas mas não nossas realidades, liberdades, mas este é outro assunto!). Mas até que ponto este nosso direito, tem o direito de tirar as vagas dos filhos daqueles que pagaram tantos impostos e tanto contribuíram com seu trabalho para o bem estar de sua família e seu país.?
Até que ponto este nosso direito tem o direito de tirar as chances de ingressar numa faculdade, aqueles que moram em uma comunidade e filhos dos nordestinos que construíram as nossas cidades.? Até que ponto nossos direitos tem os direitos de excluir de uma possível vaga aqueles que como eu estudaram em escolas públicas, porém diferentes de mim, tem olhos azuis.?
Alguns querem o direito de não serem envergonhados publicamente, concordo plenamente! Mas até que ponto este direito tem o direito de criar uma lei que me proíba de ter na identidade o nome dos meus pais.? -Quero o nome deles lá sim, tenho muito orgulho disso! E não vejo porque não ter mais nas escolas festas para os pais, e o direito das crianças de ter essa comemoração, onde fica?
Estes são só dois exemplos em que os direitos defendidos mais parecem querer oprimir aqueles que antes os oprimiram. Inverter a sociedade é a regra, assim acabaremos com as dores. Mas com as dores de quem?
E assim caminhamos num pais onde o politicamente correto é abaixar a cabeça e não discordar, não ter opinião! Ter direito é ter o direito de não ter voz! O Socialismo funcionará! Mas para quem? O capitalismo? Para quem também? O liberalismo ou Neoliberalismo? O calvinismo ou o Arminianismo? A ética é calvinista, afinal a Teologia da prosperidade funciona! Funciona? Até que ponto?
Todos querem os seus extremos! Todos tem suas razões! Todos são cientistas e cheios de conhecimentos! Todos tem suas lógicas incontestáveis! Todos lutam pelos seus conceitos deterministas! E todos tem suas razões! Todos esqueceram de saber amar!
A natureza e o universos é que estão totalmente errados, com suas exceções as regras, e todos os seus exemplos de pluralidades e simplicidades. Nada mais há de grandioso para o homem, afinal ele já detém todo o conhecimento e nunca precisa rever os seus conceitos!
Deve ser por isso que o mundo caminha para o progresso e a paz.
Cheguei a conclusão eu é que sou louco de não pensar assim, e quer saber dessa loucura, eu quero é mais.!