DE VOLTA, AO PLANETA DOS MACACOS?
DE VOLTA, AO PLANETA DOS MACACOS?
Estou um tanto surpreso, para não dizer “triste”, em ver tantas celebridades, ícones da música, do esporte, do jornalismo da cultura brasileira como um todo, e principalmente, inúmeros colegas e amigos,ostentarem imagens segurando e/ou comendo bananas como símbolo de uma campanha contra o racismo.
É inadmissível,o ato pequeno e frio do torcedor espanhol,não apenas para com o jogador Daniel Alves,naquela situação,mas para com toda nação brasileira.Tendo em vista,ser o Brasil um país de forte diversidade étnico racional e ter sua formação,sobretudo por pessoas de raça negra.Pois, bem! Acredito que o ato do jogador em comer a fruta atirada das arquibancadas, no momento,disse muito,plausível.A saber que os atos, as imagens,muitas vezes, falam mais que as palavras.
Todavia,a repercussão que esta situação causou, a influência da mídia sobre o ato, fez com que os próprios brasileiros,acreditassem estar adentrando em uma campanha antiracista e levou todos a se utilizarem de suas redes sociais para expor suas imagens comendo as deliciosas bananas,a saber,ricas em potássio, e levantarem a bandeira com o seguinte lema:”Somos todos macacos!”
Somos?,eu desconheço tal afirmativa.Pois, desde que nasci, nunca me reconheci como tal.Como negro,afro-descendente,sim,macaco,nunca! Até acreditou-se um tempo, difundiram a ideia de que teríamos a nossa origem atrelada à espécie,mas, ideias deturpadas,mera oposição à ciência da época.Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto: makako) utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral. No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao gênero Macaca.
Sendo assim, como reconhecer-nos “macacos” se pertencemos à espécie humana e somos dotados de características tão diferentes?segundo os dicionários: “Humano é uma palavra com origem no latim humanuse designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade”.Parece-me que,esta característica final não está sendo usada por muitos.Pois,sutilmente,a imprensa,que ora diz lutar contra o racismo no Brasil,está fomentando e ratificando ainda mais essa prática, e esses brasileiros que aderiram à campanha dando sua contribuição à vergonha da prática racista.Parecem não perceber, que a cada imagem publicada nas redes sociais,nós assinamos,validamos nossa condição de “seres-macacos”,portanto desprovidos de racionalidade e pejorativamente assumimos os atributos dados á espécie dos símios ou primatas antropóides.
Acordei por estes dias,tendo a leve impressão de que já não habitava mais o planeta dos humanos.Diante do que vi e vejo nas redes sociais,quanto à minha espécie,não tenho dúvidas.Já quanto ao planeta em que vivo,acho que estou de volta ao planeta dos macacos.