AS BOAS AÇÕES DA VIDA HUMANA
AS BOAS AÇÕES DA VIDA HUMANA
"A vida revela claramente que sempre que se "semeia a alegria no jardim de um irmão oi amigo, logo o veremos florir no próprio jardim do coração". Como é surpreendente este princípio humano, tão psicológico, da ressonância de um bom feito a um coração, retornando enriquecido ao coração."(Achylles Chappin).
O dito ou clichê popular diz que: "Amor com amor se paga". Nessa frase poderá existir ironias, mas a mão que afaga, foge da outra que sevicia. O amor é um sentimento forte que tem início no coração, percorre todo o corpo, fazendo um brilhante trabalho, para que esse sentimento seja fortalecido sempre, mesmo com interferências simultâneas do nosso cérebro. Devemos ter em mente, que a nossa preocupação é ver se as pessoas se comportarem bem para que possamos analisar a sua essência. Temos ciência de que somos Espíritos em evolução. Somos princípios inteligentes que povoam o universo.
O ser humano deve ter para com seu irmão, o respeito à individualidade, pois essa atitude, é o início da grande mudança interior. Como podemos nos modificar interiormente se dificilmente imantamos o amor, a bondade e o carinho em nossos corações. O tempo passa, a idade avança com rapidez, mas não nos inteiramos da importância da fraternidade. Como somos admiradores das boas sentenças, escolhemos uma frase que dará um colorido especial ao nosso trabalho. "Quem na esquina da vida parou e olhou para trás, faça prova, se duvida, não deixa de olhar para trás". (Francisco Carlyle de Martins).
A natureza pródiga nos presenteia sempre com uma bela diversidade incontável de flores, que nos encantam e nos fascinam. São as flores coloridas que formam a bela psicosfera em que habitamos. Devemos manter em nossos corações o impulso de Deus, como nos ensinou o grande Cornélio Pires. O mal que nos faz sofrer com destaques que não tem, é sempre impulso de Deus chamando-nos para o bem. O livre-arbítrio humano sempre falará mais alto se a conscientização do bem não vier. O mal está se alastrando no mundo por força da ignorância, do egoísmo, da inveja e dos maus pendores de que o hominal é possuidor. Nós somos animais racionais, mas em determinados momentos deixamos a consciência de lado e usamos o instinto, que é inerente dos animais irracionais, para cometermos as piores barbaridades possíveis.
No calor da existência muitos acontecimentos deletérios farão companhia ao homem em sua caminhada a busca da evolução. Jesus, o grande Mestre ao se dirigir aos seus discípulos afirmava: " Eu sou filho do Homem". Ele fez com que todos aqueles que odiavam pudessem perdoar os seus companheiros de vida terrena. O perdão é uma das virtudes mais completas. Quando perdoamos o próximo, reconhecemos que ele é imperfeito assim como também o somos. A violência desordenada que tantas aflições, preocupações, sofrimentos trazem aos homens de bom coração deve ser estagnada. O homem precisa passar por uma mutação social e absorver o que há de bom nesse mundo material.
O materialismo regrado não traz consequências daninhas. O respeito e a individualidade de cada um, será o início da grande mudança interior. Os diferentes, através de uma grande metamorfose podem se tornar iguais. A lagarta se transforma em borboleta mudando todo aspecto material, iluminando uma outra vida cheia de beleza e coloridos especiais. A rosa e a violeta são diferentes, mas ambas são flores com a mesma magnitude, beleza e perfume. Quando o homem chegar a essa fase o orbe se tornará mais humano, mais alegre e o amor preponderar em todos os quadrantes do globo.
Mesmo na condição de "simples e ignorantes', o hominal tem pelo frente o saber e será de suma importância que ele imante a sabedoria, essa qualidade fará com que nós nos esqueçamos mesmo que vagarosamente do egoísmo, da inveja, para darmos lugar a convivência sadia que representa a evolução da vida em todos seus sentidos. Por isso, em nossas conotações afirmamos que já é tempo de despertarmos, e compreendermos que o mundo precisa dos corações unidos, num só objetivo, para alcançarmos a tão almejada paz. O atributo altamente desenvolvido na espécie humana se define por uma opção básica, é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo e, posteriormente em relação aos chamados estados interiores e subjetivos.
Aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração estão inseridas na consciência. Uma palavra tão importante e que devemos ter conhecimento desse atributo divino. A consciência é a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados: uma consciência reta; consciência torturada. Conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica ou física; "Tudo isso se desenrolava dentro dele sem que ele próprio tivesse plana consciência dos pensamentos. (Essa formulação é atribuída ao grande Marcelo Miranda, em seu livro, Pequeno Mundo Outrora, p. 35). Conhecimento, noção, ideia: Só agora tem consciência do mal que sofrera. Cuidado com que se executa um trabalho, se cumpre um dever; senso de responsabilidade: Fez a tradução com toda a consciência. Honradez, retidão, probidade: homem de consciência.
A Consciência coletiva. na Sociologia é o conjunto de representações, de sentimentos ou de tendências não explicáveis pela psicologia do indivíduo, mas pelo fato do agrupamento dos indivíduos em sociedade. Consciência de si. Já na Filosofia a Autoconsciência, a Consciência moral. são faculdades de distinguir o bem do mal, de que resulta o sentimento do dever ou da interdição de se praticarem determinados atos, e a aprovação ou o remorso por havê-los praticado. Em sã consciência, com sinceridade; sinceramente. por a consciência em almoeda. e oferecê-la a quem mais der.
As sinonímias aqui expostas nos remetem ao pensamento de que possamos deixar de lado, o "eu", individualista, pois enquanto estivermos juntos, mas separados em objetivos, o mundo continuará cercado de discórdia, de guerra, de pessimismo e outras mazelas, tais como: corrupção, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, formação de quadrilhas e outras ações geênicas que nos levarão ao Sheol, que pode ser sepultura, abismo ou mesmo inferno. Ainda é tempo de meditação, mas é preciso imantar rapidamente o bem exterminando o egoísmo e que o ser hominal trabalhe para o seu bem-estar e para a felicidades de seus irmãos.
Se isso não acontecer rapidamente e continuarmos sendo encobertos por essa nuvem negra, esse tsunami, essa tempestade, nós sucumbiremos e a paz tão almejada irá morrer em seu nascedouro. Meu Deus faça com que todos os homens que habitam esse universo sejam banhados por fluidos de bonanças, pois se assim não for o final será trágico e triste para todos. Estaremos com certeza nos destruindo, assim como uma fera destrói a sua presa. Que as águias, as aves de rapina ( políticos), pensem com mais inteligência para que possamos ter um futuro de esperanças e felicidades. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.