DIA DO TRABALHO


    O Dia do Trabalho, que eu prefiro chamar de O Dia do Trabalhador, é comemorado todo dia 1º de maio e teve origem em razão da primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, bem como por causa da ocorrência de uma greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.
     Em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, uma manifestação anual, a qual ocorreu na França, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. Infeliz e tragicamente, na primeira manifestação, ocorreram 10 mortes, em consequência da intervenção policial.
      O dia 1º de maio foi proclamado como feriado, no dia 23 de abril de 1919, dia em que o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho, e um ano depois a Rússia fez o mesmo.
    Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1.º de maio em 1890, mas as ações do Dia do Trabalhador limitavam-se inicialmente, a algumas confraternizações, com discursos e a algumas romarias aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas caídos na luta pelos seus direitos trabalhistas. Ficaram como marco indelével na história do operariado português, as revoltas dos assalariados agrícolas dos campos do Alentejo, que tiveram o seu grande impulso no 1.º de Maio de 62. Mais de 200 mil operários agrícolas que até então trabalhavam de sol a sol, participaram nas greves realizadas e impuseram aos agrários e ao governo de Salazar a jornada de oito horas de trabalho diário. E o dia 1.º de Maio mais extraordinário realizado até hoje, em Portugal, com direito a destaque certo na história, foi o que se realizou em 1974.
      No Japão, o dia do trabalho é comemorado aos 23 de novembro, desde 1948. É chamado de Kinrou Kansha no Hi que traduzindo seria “Dia da Ação de Graças ao Trabalho“.
         Na Turquia, muitas vezes violento e mortal. O regime não proibiu diretamente a manifestação tradicional na Praça Taksim. Porém, há uma certa retaliação para impedir a chegada e a concentração de trabalhadores e intelectuais no local histórico.
     No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio. Em 1994, o automobilismo sofreu uma grande perda no Grande Prémio de San Marino, o brasileiro Ayrton Senna sofreu um acidente grave e morreu no mesmo dia.
      No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores. Em 2011, no dia primeiro de maio deu-se a da beatificação do Papa João Paulo II, e no dia 27 de abril próximo passado ele foi proclamado Santo junto ao Papa João XXIII.


(Pesquisa com informações baseadas no Google e no Jornal a Voz de Nazaré)


Madalena de Jesus
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 01/05/2014
Reeditado em 08/06/2017
Código do texto: T4790084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.