A honra e a inveja andam lado a lado
É como a lua e o sol, o verão e a chuva passageira que alaga toda grande cidade, é como dois irmãos de novela que não se bicam, é como a luz no fim do túnel que nunca chega. Assim, exatamente assim, andam lado a lado a inveja e a honra, a glória e a cobiça.
Pois, um homem de barbas crescidas e feitas, homem de dignidade, postulante a “bom senhor”, não sente inveja de outra vida, não sente inveja de outra alegria, e jamais impede que uma grande alma siga os teus sonhos. A inveja e a honra não se entendem.
Uma pessoa que se interessa ao menos um segundo por sua reputação diante às outras pessoas desse mundo, e da divindade que a espera, não sente inveja, não cobiça a felicidade alheia, não teme ser menos sorridente que seu vizinho. Um bom indivíduo busca ser o exemplo e não é invejoso.
A honra e a inveja andam lado a lado, mas não se combinam. Uma pessoa que carrega em seu peito um brasão familiar, e junto a sua glória, sonhos concretos e sorrisos sinceros, não da espaço à cobiça.
Inveja é coisa ruim, que não sei explicar. Olho gordo, avidez, cobiça, ganância. Não deve haver nada pior do que sentir isso, pois, quem da margem a esse estúpido sentimento não está feliz com sua vida, e procura arruinar a existência de seu irmão.
Lado a lado andam a inveja e a honra! E quem sabe diferenciar os teus preceitos? Uma pessoa de boa índole oferece ajuda aos pensamentos opostos, ela não cria inimigos íntimos e quando oferece a mão, ou o braço inteiro, como ajuda, faz isso com uma imensurável alegria, colocando mais um “tijolinho” em sua morada ao lado de Deus. E quem sente a inveja? É uma pena, mal sabe que esse é um dos sete pecados capitais!
www.kallil.com