Os Médicos De Hoje.
Os Médicos De Hoje
Não quero desvalorizar, aquela que é, uma das profissões mais antiga do mundo, e sim, fazer uma reflexão, sobre fatos e realidades que vem acontecendo.
Semana passada, escutei uma notícia na TV, de que 60% (setenta por cento) dos médicos recém-formados, não foram aprovados, no exame de suficiência ministrado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo-SP (http://www.cremesp.org.br) e que a maioria, não sabe diagnosticar a tuberculose.
Meu Deus me apavorei! Se aos doze anos, quando fui diagnosticado com tuberculose, tivesse passado pelas mãos de um desses, hoje não estaria aqui para fazer este questionamento. Não cai no Horto, mas tava morto! Fico ainda mais horrorizado, em saber, que mesmo não sendo aprovados, não foram impedidos de exercer a medicina, pois o exame é só um teste sem compromisso de aprovação.
No alto dos meus quase 60(sessenta anos) e rezando muito, pra não cair nas mãos de um desses, tenho escutado várias histórias, em meu escritório de advocacia, sobre a CULPA MÉDICA (erro médico), que se resume em três modalidades: a imperícia: que nada mais é do que a falta de capacidade para exercer a medicina em especial, fazer um diagnóstico correto ou até mesmo ler e interpretar exames; a negligência: sentida de perto por todos aqueles que buscam, principalmente, os atendimentos na rede pública, e que são “atendidos”, por enfermeiros(as) a pedido de médicos(as) que despreocupadamente esquecem seus pacientes, para resolverem questões particulares, e, finalmente, por imprudência: quando devolvem pra casa, pacientes que passaram por um atendimento mal feito, sem a realização de exames e que morrem em casa ou nos corredores dos hospitais quando voltam.
Já que os doutores de hoje, não conseguem absorver, os ensinamentos, nos bancos de escola, seria interessante que aprendessem a diagnosticar com os mais antigos, seus país, seus avós ou com os mais velhos das comunidades. Aqui vão as “dicas” ?
Palidez profunda, normalmente as pessoas falam puxa fulano você está tão pálido! Olha isto bobo pode ser anemia.
Barriga inchada de criança com certeza é verme ou desnutrição;
Inchaço nas pernas é melhor parar de beber;
Boca amargando é fígado;
Dor abdominal e vontade de soltar pum, prisão de ventre;
Ressecamento do intestino, nossa que dificuldade... ameixa nele;
Boqueira, beija não que pega viu;
Comichão anal, bacia com água quente nele;
E vai por ai afora! Imaginem, todos estes diagnósticos são corriqueiros e fáceis, mas os Senhores Doutores não conhecem, digo isto porque perdi meu pai recentemente, por falta de um diagnóstico simples, que não esclareceu o porque da anemia rápida e profunda que estava com ela, só depois que vomitou sangue é que descobriram.Roupa branca só é muito pouco. Que Deus nos proteja de todos os males!