UMA INTRODUÇÃO SOBRE A FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO EM TANGARÁ DA SERRA - MT I
UMA INTRODUÇÃO SOBRE A FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO EM TANGARÁ DA SERRA I
Este artigo busca resgatar a importância do Planejamento Urbano no (re) direcionamento do desenvolvimento econômico e social da cidade. É um exercício do pensar o espaço urbano como lugar onde acontecem as contradições sócio-espaciais.
Visa também, resgatar a importância da aplicação das normas técnicas e urbanísticas contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Econômico de Tangará da Serra, no Planejamento de cidade.
É um trabalho simples que contribui para se discutir as questões referentes aos problemas sócio-espaciais existentes na periferia da cidade, bem como, as razões pelas quais eles existem.
Portanto, é interessante porque coloca os próprios leitores como agentes/atores da produção do espaço urbano e os incentiva a lutar por um espaço melhor para se viver
É necessário que haja uma maior conscientização da sociedade tangaraense acerca da importância da aplicação das normas técnicas e urbanísticas contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Tangará da Serra, pois assim possibilitará uma maior organização em torno da resolução dos problemas sócio-espaciais dos bairros periféricos da cidade.
A falta de Planejamento Urbano ocasiona um crescimento desordenado da cidade, provocando sérios problemas sócio-espaciais, principalmente nos bairros periféricos, então, a aplicação das normas técnicas e urbanísticas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Tangará da Serra, resolveria em parte esse problema. Portanto, é necessário que sua população tenha conhecimento sobre sua própria realidade, para assim se organizar melhor em busca das possíveis soluções.
Aires José Pereira é mineiro de Salinas, poeta por gosto e por pirraça que acredita nas palavras transformadoras de homens e de espaços. Possui 12 livros editados e vários artigos publicados em eventos científicos e Revistas de Geografia. É licenciado e Especializado em Geografia pela UFMT, Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB, Doutor em Geografia Urbana pela UFU. É Prof. Adjunto do colegiado de Geografia do Campus Universitário de Araguaína - UFT; Membro efetivo da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense; Pesquisador do NURBA e coautor do Hino Oficial de Rondonópolis - MT