Democracia?
DEMOCRACIA?
Construir um país democrático é manifestar-se contra qualquer forma de opressão, libertar-se de estigmas repressoras, reivindicar liberdade de expressão, abolir absolutismos, zelar pelo bem comum, promover a verdade pura sobre os fatos, aniquilar a manipulação dos ignorantes, difundir a cultura, transbordar conhecimento histórico, educar a todos, exercer a cidadania.
Aos 50 anos de um Golpe Militar, o país ainda sente as vertentes sociais de 21 anos do período Ditatorial Militar, adolescentes analfabetos, falta de leitos em hospitais, repreensão policial em manifestações, cadáveres ocultados, mortes contraditórias, desaparecimentos inexplicáveis, ou seja, muitas deficiências sociais.
Com a queda do regime militar e a iniciação a democracia, depois de anos de regime militar, o povo não tinha um plano de como promover de forma eficiente a democracia, com isso nos submetemos a aceitar a suposta ajuda de personalidades políticas, que ’viraram a casaca’ após a queda da ditadura, foi onde erramos. Não houve uma reforma completa, foi como se tivéssemos quebrado todo o reboco antigo de uma casa e colocado um novo por cima de encanamentos e instalações elétricas antigas, visualmente veremos que está novo, mas aquilo que faz a casa funcionar, por onde passam a energia e a água, ainda são os mesmos só que estão camuflados. Fazendo essa analogia, vemos que o Brasil vai precisar de uma nova e outra reforma, mas que seja completa, para que qualquer vestígio da antiga administração não esteja camuflado por debaixo de uma falsa democracia.
Facilmente, no Brasil que vivemos hoje, podemos comparar ao período histórico onde se iniciou a Revolução Francesa, parte de nossos políticos são como o Rei Louis XVI, que não tem preparação para governar e dão ouvidos aos ‘’canos velhos’’(com motivações absolutistas e apegados a velhos conceitos e doutrinas) e outra parte como a Rainha Marie Antoinette, popularmente conhecida como rainha do déficit, que cometem absurdos com o dinheiro público, constantemente noticiado por nossa mídia. Isto tende a levar ao mesmo fato que ocorreu no passado, o povo em massa contra os ‘’nobres’’(políticos), mesmo que se faça necessário a ‘’guilhotina’’.
A democracia não se expressa somente através de leis. Não basta a constituição prever direitos básicos de um cidadão como saúde, escola... se isso não for proporcionado, não basta a constituição prever sua liberdade de expressão se as grandes mídias estiverem alienadas, não basta fazer democracia apenas nas leis, a democracia tem que ser feita no exercício da cidadania. A democracia se inicia no simples ato de votar e se estende até o emprego devido de cada centavo dos impostos pagos pelo cidadão.
(Jenilson G. Da Silva. 03.04.2014)