Novo Rebanho
Era uma vez um produtor que criava ovelhas ao ar livre e, às vezes, notava que algumas se desgarravam, atraídas pelas coisas da terra. Comentou o fato com seu filho mais velho, que deu pouca importância, alegando que elas tinham do bom e do melhor, se optavam por se afastarem do rebanho, que ficassem a própria sorte. O filho mais novo, entretanto, se ofereceu para resgatá-las, mesmo sabendo que sofreria com as intempéries do mundo. O produtor concordou. Antes de ir, o rapaz perguntou:
--- Pai, se eu encontrar ovelhas perdidas de outros produtores, posso trazê-las também?
--- Sim, meu filho. Traga todas as ovelhas desgarradas que encontrar. O que está perdido pertence a quem for atrás e, caso alguém reclame a propriedade, você pagará o preço e manteremos a res conosco.
E assim acordado, o jovem saiu em busca das ovelhas perdidas. Passado algum tempo, ele retornou com um novo rebanho todo estropiado.
O filho mais velho quando viu aquelas ovelhas em condições precárias - algumas estavam até sem partes naturais do corpo, quis logo colocá-las em um curral, separando-as das ovelhas que se mantiveram fiéis. O pai não permitiu, defendendo que a partir daquele momento, pelo esforço de seu filho mais novo, todas as ovelhas compartilhariam do mesmo pastor, portando não tinha motivo para separações E deu ordem para que as feridas das ovelhas perdidas fossem curadas e seus defeitos físicos deveriam ser ignorados pelos olhos, tornando um só rebanho.
Quem tiver sabedoria, que compreenda.