Ritos de adeus
Sei que as pessoas boas se despedem antes de irem embora desse mundo. E de diversas maneiras elas dizem adeus aos mais próximos, e às flores do jardim e leem mais uma vez os seus livros favoritos. Talvez uma visita inesperada, um telefonema ou palavras de carinho no meio do dia se transformam em mensagens subliminares algum tempo depois. O fato é que as pessoas boas se despedem dessa vida, e sem saber.
Um sorriso valerá uma passagem só de ida e um olhar irá transformar os dois lados em um só. Quero apenas adormecer. Sincera e honestamente: adormecer em paz. E quem não quer? Pensamento positivo antes da vida se desfazer.
Nesse mundo o nosso único propósito é de ser feliz. É viver bem e em plenitude com a alegria. Assim, de diversas maneiras deixamos passar intermináveis minutos de nossos dias, chorando por aquilo que passou, ou com pensamentos negativos, que acabam se tornando reais, quando vingados com muita energia. Deixe a negatividade ir embora!
A vida não espera por você, ela passa e nem se preocupa em voltar, ela não vai voltar. É por isso que devemos ter a prioridade de ser feliz, pois, viver uma vida sem gozar a felicidade, é a mesma coisa que amar e não ser amado: não tem sentido.
Cheguei a uma conclusão, com meus pensamentos que podem ser um tanto quanto questionáveis. E coloquei em minha vida três passos para seguir ao topo da alegria, e de lá não mais sair:
Ame e perdoe! O amor é a saída, o perdão é a solução. Ame quem te ama e não quem te faz sofrer. O sofrimento por alguém que não liga para teus sinceros sentimentos não pode valer à pena. O amor requer muito mais do que sofrer por outro coração, e não existe nada mais lindo e mais feliz do que amar e ser amado. Quem ama perdoa. Perdoa o tempo e o espaço, perdoa o destino por não ter oferecido a você um sentimento tão sincero desde o começo de sua vida.
Não viva preso ao seu passado! E quando alguém te perguntar sobre ele, responda: “eu não vivo mais lá”. Passou, e se um dia teve fim, é porque não era tão eterno quanto um dia imaginou ser. Se te fez feliz, sorria. Se não te fez feliz, sorria por ter passado. Não tente competir com o museu de sua cidade. A vida não é feita de passado ruim, mas sim de boas lembranças.
Leia um livro! Livros são amigos que você não tem. Amigos que não veem a sua cara, e não ligam para seus pensamentos ideológicos, e ainda te munem de conhecimentos e ideias literárias que você não encontra em qualquer esquina. Livros constroem a sua história. A história que irá contar para seus descendentes.
Não viva em vão. Viva de uma maneira especial, para que um dia, quando você partir, todas aquelas pessoas que passaram pelo seu caminho olhem para o céu e digam: “Um dia aquela estrela me fez sorrir”.
Kallil Dib - Jornalista
MTB: 75854
www.kallil.com