Educar não é punir!
Castigo Físico
A violência está presente em todos os lugares e épocas. Ocorre a violência quando o indivíduo tenta impor regras ou se sente intimidado por outrem, o castigo físico é uma forma de violência.
Quando os pais não conseguem controlar seus filhos tentam de uma forma ou de outra amenizar a situação. No entanto, o castigo não deve ser utilizado como forma de educar a criança, pois em prática intimida-a, mas não a educa.
Essa forma de educar acaba criando um círculo vicioso, em que o castigado praticará provavelmente atos violentos como forma de autodefesa ou poderá desenvolver distúrbios psicológicos.
A melhor forma de educar uma criança não é castigando, mas dialogando frequentemente. A família deve dar o exemplo, pois, as atitudes dos pais refletem no comportamento dos filhos.
Os pais devem oferecer certa liberdade aos filhos, colocando em evidência que a liberdade deve estar aliada à responsabilidade, pois tudo que fazemos têm consequências e somos responsáveis pelos atos que praticamos.
O educar vai além do castigar e punir, educar é moldar o caráter do indivíduo com princípios morais e fazer com que ele seja responsável pelos seus atos.