Falta de funcionários no segmento de supermercados
 
Tempos atrás, escrevi um artigo sobre a volatilidade e também o grande problema em contratar funcionários para na área de supermercados no setor de caixas, repositores e embadores. Novamente, conversando com empresário deste segmento, ele me relatava em tom de desanimo este problema.
 
Realmente, é uma questão muito séria, pois, o que se percebe é que, a cada vez que vamos a num supermercado somos surpreendidos por rostos novos de caixas, de repositores e embaladores. Porque isto vem ocorrendo de maneira sistêmica?
 
            Segundo meu ponto de vista, estas ocorrências vêm havendo e cada vez mais em números maiores é devido a vários fatores como:
 
·                   Na grande maioria os funcionários que atuam neste setor são, ou seja, são pessoas que possuem uma vida ativa de entretenimento.
 
 
·         Ainda que as empresas paguem horas extras para estes funcionários, a carga horaria torna-se comprometendo outras atividades que são fundamentais para as pessoas que é o lazer, tempo maior para ficar com seus familiares, etc.
 
 
·         Na grande maioria funcionários que atuam nesta área, seus salários são baixos e isto, favorecem a buscarem outros empregos que ganham o equivalente ou maior, porém, podem gozar de descansos nos finais de semanas, etc.
 
 
·         Funcionários que atuam nestas atividades (caixas, repositores, embaladores), em sua grande maioria são tratados de forma discriminatória pelos seus superiores, são deveras cobrados com certa rispidez e infelizmente, muitas empresas os consideram descartáveis, devido acreditar ser de fáceis contratações.
 
Enfim, poder-se-ia enumerar outros fatores responsáveis por esta volatilidade e falta de mão de obra, porém quero me ater nestes, pois, já se da para ter um parâmetro o porque isto tem ocorrido e deve aumentar ainda mais se empresários deste segmento não mudarem estas politicas que vem adotando.
 
Diante dos fatores acima citado, uma alternativa para minimizar a falta de funcionários deste setor é a sua valorização, ou seja, uma mudança de postura para a motivação do funcionário. É preciso que o empregado tenha interesse em permanecer no emprego e não, basta apenas pagar horas extras, mas, criar mecanismos para que ele possa ter mais horas de folgas nos finais de semana e feriados.
 
Também passa por uma valorização dos funcionários no que tange melhoria salarial, não por meio de horas extras, mas sim, um maior ganho real para os funcionários que atuem neste setor. E por fim, o mais importante, uma mudança de postura e respeito para com funcionários que atuam nestes setores, partindo do principio que eles são tão importantes quando aqueles que trabalham em cargos de chefias e coordenadores, não tratá-los como funcionários descartáveis, até porque eles são os elementos chaves para que uma empresa possa oferecer aos seus clientes uma melhor qualidade no atendimento, pois uma das maiores queixas dos consumidores é falta de produtos nas gondolas, falta de preço nos produtos e principalmente, demora nos caixas.  
 
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 02/01/2014
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