SOCIOLOGIA: ETNIA, RAÇAS, STATOS SOCIAL.
Sociologia
27 de dezembro de 2013Sem categoria Editar
Etnia: grupo de famílias em uma área geográfica variável, cuja medida repousa na estrutura familiar, econômica e social comum.
Raça: sucessão de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração: raça de Davi. Grupo de indivíduos cujos caracteres biológicos são constantes e passam de uma a outra geração: raça branca, raça negra, raça amarela, raça vermelha. História Natural: subdivisão de uma espécie:raças humanas. Categoria de pessoas da mesma profissão; de inclinações comuns: os usurários constituem má raça.(Sin.: descendência, família, linhagem, geração, estirpe, classe.) Animal de raça, animal de boa origem.
Indivíduo: todo ser animal ou vegetal, em relação a sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade. Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo? Que não admite divisão sem perder seu caráter peculiar; indiviso.
Criatura: todo ser criado. O ser humano por oposição a Deus: o Criador e a sua Criatura. Qualquer pessoa: fulano não é má criatura.
Statos Social: é o “posto”, a honra ou o prestígio anexados à posição de alguém na sociedade. Note que o statos social é influenciado pela posição social.Certos comportamentos carregam estigmas que podem afetar negativamente o statos do indivíduo. O statos pode ser dividido em:
a) Statos Atribuído:é quando independe da capacidade do indivíduo para sua obtenção; ele recebe este statos quando nasce(ex.: os herdeiros de Monarquias hereditárias.)
b) Statos Adquirido: quando depende do esforço pessoal para sua obtenção. Dentro de uma perspectiva liberal, também denominada “meritocrática”, através de suas habilidades, conhecimentos e capacidade pessoal, o indivíduo pode alterar o seu statos ao competir com outras pessoas ou grupos e triunfar sobre eles.
A partir de outros enfoques, procede-se a uma análise mais detalhada das circunstâncias que podem levar o indivíduo à ascensão social(e a aquisição de maior statos), e considera-se que não apenas “capacidades e conhecimentos pessoais” são necessários para possibilitar esse ascenso, uma vez que as oportunidades de triunfar através dos próprios méritos não são as mesmas para todos, e o triunfo e ascensão de indivíduos menos qualificados, motivados por outros interesses e contatos, é, frequentemente, observado nas sociedades atuais. Este é, de todas as formas, o tipo de statos social mais comum na atualidade.
Joel Vieira