TEMPO DE INSATISFAÇÃO

VIVENDO ....

Em meio a tantas mudanças, a sociedade está atravessando um momento difícil, onde se observa uma insatisfação geral em todos os aspectos, devido à precariedade dos serviços públicos, onde não se tem uma educação de boa qualidade, por falta de investimentos, onde pessoas morrem à míngua de um tratamento eficaz, onde a violência tomou proporções alarmantes, fazendo com que as pessoas vivam enjauladas em seu próprio habitat, e onde famílias estão se desestruturando ao verem seus filhos enveredando pelo caminho das drogas, ou serem abatidos tentando conservar o fruto do seu suor.

Um exemplo disso se encontra no movimento estudantil em protesto pelo aumento das passagens de ônibus, o qual gerou um caos em vários estados. Em São Paulo os protestos foram mais intensos, com atos de vandalismos, provavelmente incitados por grupos de pessoas inescrupulosas, imbuídas com interesses escusos, que findou resultando em repressão abusiva por parte da polícia, violência essa, extensiva a pessoas alheias à manifestação.

Provavelmente a causa principal desses protestos não foi somente pelo aumento das passagens, até mesmo porque se trata de um aumento insignificante, e sim devido ao desespero da população, que assiste passiva a omissão, a negligência e o descaso dos governantes para com a população, a qual descrente nas instituições públicas e nos representantes políticos, agora, cansada de tanta opressão, busca justiça com as próprias mãos, agravando ainda mais a situação.

Enquanto isso o poder público dorme em berço esplendido, abandonando o povo à sua desdita, a começar pela EDUCAÇÃO, notadamente pela desvalorização, e falta de apoio governamental a esses profissionais educadores, que indubitavelmente representam a base da formação profissional e ética de todo e qualquer cidadão, merecendo, portanto, grande destaque.

Quanto à SAÚDE, a situação também é grave, pois o Sistema Único de Saúde – SUS encontra-se praticamente falido, deixando a população perecendo à falta de um tratamento humano e de boa qualidade, sem leitos suficientes, e sem medicamentos, embora constantemente se tome conhecimento de incineração de medicamentos vencidos. Dessa forma, quem não tem um plano de saúde, (que também deixa muito a desejar), entra numa fila de espera, na qual muitas vezes esperam até a morte, sem que chegue a sua vez de ser atendido.

Porém o problema maior, sem sombra de dúvidas está no quesito SEGURANÇA PÚBLICA, onde as vezes, à falta de justa remuneração, e por exporem suas vidas sem a devida proteção, os agentes de segurança são as vítimas principais, e talvez por esse motivo em alguns casos, de heróis passam a ser bandidos; ou ainda, de defensores se transformam em algozes, deixando a população totalmente confusa e desprotegida, vítima sob todos os aspectos devido a insegurança que vem gerando pânico nacional.

Dessa forma, já não dá mais para ficar como dizia Raul Seixas “Sentado com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar...”. Está na hora de arregaçar as mangas e ser um agente modificador: seja um fiscal da lei, dê o seu voto a alguém de sua confiança, participe das decisões de forma organizada, denuncie, procure ser um agente multiplicador da cultura da Paz. Faça isso enquanto é tempo, e que Deus tenha misericórdia de nós. AVANTE!

MIRAMAIA 16/06/2013