MÓVEL IMÓVEL
MÓVEL IMÓVEL
Quanto mais se fala em mobilidade urbana mais se investe em imobilidade urbana, senão vejamos:
. Está cada vez mais em moda a edificação de condomínios
que privilegiam a imobilidade, com facilidades que vão das mais triviais às mais sofisticadas ( quadras de esportes e academias, cinemas, espaços kid's e gourmet, piscinas, cabeleireiros e manicures, etc,etc)
. Possibilidade de aquisição de bens e serviços de todas as espécies imaginadas ( de pizza a sexo ) num teclar
. Contatos virtuais imediatos via internet, redes sociais e telefonia (dita móvel)
. No trabalho produz-se cada vez mais com menos presença humana, algumas atividades já são totalmente controladas a distância ( há na Ásia, plataformas de produção de petróleo off shore em que não há viva alma local, são fantasmagóricas, controladas de terra a quilômetros de distância )
. Há cardíacos que portam marca passos inteligentes que dosam medicações e ao mesmo tempo são monitorados a distância
É certo que, essas “facilidades” requerem um bom padrão financeiro para desfrutá-las, mas a medida que vão evoluindo, gradativamente, vão atingindo cada vez mais pessoas.
Penso que no futuro seremos uma sociedade imóvel, viajaremos sem sair do lugar e cada vez mais com a força da mente.
Quem sabe, os nascidos neste instante já serão participantes dos extremamente móveis, porém imóveis, pois como disse recentemente um cientista, o homem que vai viver 150 anos já nasceu.
Será que há exagero nessa minha viagem ao futuro, ou o transporte ficcional do seriado “Guerra nas Estrelas” também já estará disponível. O automóvel seremos nós.