A importância da formatura.

Esta aí um evento mais do que significativo na vida de todos nós. Quem não se lembra de nossa formatura? Talvez, nem tanto na lembrança, mas em algum álbum de fotografias amareladas para aqueles que já atravessaram os ‘entas’ da existência.

Mas não é apenas a nossa formatura que fica gravada em nossa memória. Acho até que o momento mais importante de nossas vidas é quando conseguimos visualizar a evolução de nossos herdeiros. Eles vão vencendo cada etapa de sacrifico para alcançar outros degraus em sua ‘escrivaninha’ de conhecimento.

Esta semana estive envolvido com a formatura de meu filho Lucas. Penso que na particularidade isso é mais importante para mim e minha esposa. Entretanto, no aspecto coletivo esse momento envolve muitas famílias. Especialmente a nossa aqui do Poder Judiciário, já que os pais, por terem bom emprego, acabam patrocinando boa escola para seus filhos e, eles, dependendo da vontade de cada um, acabam trilhando os espaços que o mundo competitivo vai lhe abrindo como forma de vencer as barreiras da vida.

É importante visualizarmos o coletivo e o empenho que cada pai de família emprega no sentido de chegar a essas etapas de desenvolvimento de nossos filhos. Ele vão conquistando seus espaços por si próprios. Vão construindo blocos no mundo social. Vão assimilando as premências de se relacionarem como pessoas civilizadas. Constroem ao seu redor círculos de amizades e de companheirismo. Vão formando convicções sobre as potencialidades e as personalidades de cada um. Isso lhes possibilita escolher caminhos. Optar por se espelhar em alguém mais ativo. Vincular-se a pessoas que possam agregar como auxílio na formação acadêmica etc.

È indescritível a emoção dos pais quando veem essa evolução dos filhos. Visualizar que eles estão caminhando por uma estrada promissora. Que eles estão aproveitando o pouco que a escola oferece, mas, muito mais, a experiência de que o mundo lhes repassasse as exigências do dia a dia.

Aí quando eles sobem naquele palco iluminado, com o rosto tímido, mas alma repleta de brilho, os pais se sentem um pouco deles, afinal, a gente sabe, mas às vezes nós esquecemos que os estamos preparando para o mundo e não para tenham sucesso. O sucesso é só uma consequência individual de quem luta por dias melhores. É o mundo que exige postura e sacrifício. Isso é individual e só cabe à pessoa assimilar e lutar para vencer esses obstáculos. A etapa do ensino é apenas um apêndice dessa complicada filosofia de construção de vida. Um homem só é reconhecido quando já passou por muitas jornadas. Têm muitos deles que ficam pelo caminho.

Assim, quando nossos filhos recebem aquele canudinho simbólico a sensação é de triunfo porque a superação dessa etapa é algo que nos toca no fundo do coração. Acho que nossa alegria reflete neles o impulso para continuar. Os pais são molas propulsoras que lhe dão ânimo para vencer mais uma etapa. É por essa razão que jamais um pai ou uma mãe deve faltar num dia de formatura de um filho. A presença deles é algo como uma poção mágica que vai levá-los a querer seguir em frente. Mas, às vezes, Deus reserva para eles certas coisas que refogem do cotidiano. Há formandos que muitas vezes não têm mais pai e nem mãe para vê-los formar. Entretanto, são os avós que lá estão para confortá-los. Isso não importa, já que eles precisam é de quem lhes dá apoio e lhes deem amor para se tornarem mais fortes na caminhada.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 22/11/2013
Código do texto: T4581965
Classificação de conteúdo: seguro