CONSCIÊNCIA DOS VALORES MORAIS

Os que são valores morais e princípios morais, valores morais é um conjunto de regras, que nos ajuda a viver conforme, os princípios determinado por Deus, e pela sociedade. A família é responsável pela formação dos valores morais, não existe outra instituição que é capaz de formar os valores morais, por isso que digo que a família precisa ter consciência que tudo está sobre ela. Não podemos fechar os nossos olhos para o que está acontecendo, há uma crise moral “há uma inversão de valores, o que era certo agora é errado, e o que era errado agora é certo”. Que mudem o tempo, os conceitos, os sonhos, mudem os planos, mas não pode mudar os valores morais, pois se o homem perder seus valores morais perderá sua essência, a própria sociedade é culpada pela troca de valores, quando deixa de valorizar a vida, e a ética e quando julga suas ações ilícitas como justas.

É triste o que está ocorrendo nas famílias; há uma troca de valores, não há mais o respeito entre os membros da família, os filhos não respeitam mais os pais, e nem os pais respeitam os filhos, é de lamentar, o que está acontecendo com as famílias, os valores familiais foram deixados de lado, há uma degeneração. As famílias precisam valorizar os valores morais, é missão dela, viver de forma exemplar a moral, e a fórmula para viver os valores morais é viver o amor. Quando os membros da família vivem os amores, o respeito fará parte da vida deles. As instituições perderam seus valores, a família, e as instituições públicas, são as principais responsáveis pela decomposição dos valores, o nosso país não sofre só por falta de educação, mas de valores morais.

A grande crise do homem atual é da moral, o mundo está doente por falta dos valores morais, não há mudança nas instituições, roubam, matam como se fosse normal, há uma banalização da vida, e dos valores, o homem é culpado por tudo que está acontecendo no mundo, às guerras urbanas, as disputas rurais, as injustiças sociais, todos esses problemas são decorrentes de uma globalização gananciosa que não respeita e não valorizar a vida, e o principio da ética, precisamos construir uma nova onde, não uma onde mundial econômica, mas uma onde da moral da ética, baseado na verdade.

O homem não pode viver sem disciplina, as leis devem ser mais justas, precisamos de uma evolução nas leis do nosso país. A complexidade da vida moderna multiplicou as exceções da moralidade, no entanto, o senso moral inato está em dificuldades; porque nunca as noções éticas estiveram tão confusas.

A formação dos cidadãos de uma nação está na orientação dos princípios da moralidade, se não há preocupação dominante, em mostrar através dos exemplos das instituições, a sociedade dessa nação não será submissa ao poder. O sentimento de justiça só poderá crescer na medida em que decrescerem os antagonismos externa das sociedades, enquanto isso a própria sociedade irá viver dias piores, com a má conduta de seus membros. A fórmula de resgatar os valores morais é com o conhecimento humano, não podemos compreender inteiramente, os valores se não sabemos o que somos quais são nossos direitos e deveres. O problema da corrupção e da moralidade é sinal que os valores morais do homem estão em decadência.

“Não se mudam nenhuma estrutura sem mudar primeiro seus valores” devemos lutar para resgatar os valores das instituições principalmente da família e da política. O homem evoluiu tecnologicamente, grandes conquistas, muitos desafios foram superando, mas há muitos para serem superando, como a cura da AIDS, o fim das guerras, os preconceitos e da corrupção. Mesmo como toda modernidade como toda evolução, o homem se encontra perdido, sem valor moral, não á evolução do caráter de personalidade, os valores morais estão cada dia distante do homem, ou o homem está distante dos valores morais.

O homem está cada vez mais próximo do conhecimento filosófico, fisiológico e tecnológico, quanto mais o homem se aproxima do mundo externo, mais ele se distancia do mundo interno, o homem tem poder de responder sobre o mundo externo, mas é incapaz de responder sobre ele mesmo, é capaz de julgar as ações dos outros, mas é incompetente para fazer seu próprio julgamento e punir à si mesmo, tentamos encontrar respostas para os nossos sofrimentos, às vezes culpamos os outros pelas nossas aflições, mas não aprendemos a valorizar os valores morais, cobramos dos outros; lealdade, honestidade. Muitas vezes exigimos dos outros seus valores, gritamos por justiça lutamos para que nossos direito sejam respeitados, mas como podemos exigir dos outros, aquilo que não temos, somos rápidos para cobrar, mas lento para responder os anseios do irmão. Quem cobra dos outros; honestidade precisa ser mais; honesto, quem quer lealdade, deve mostra lealdade, os nossos valores serão realmente reconhecidos e respeitados, quando mostramos através das nossas ações, a própria palavra de Deus chama a nossa atenção, quando disse,’’tudo que quereis que o homem vos faça fazer vós a ele’’.

O grande mal na sociedade, é que; os que estão na liderança não têm consciência que eles deveriam ser os primeiros á viverem os valores morais, quanto mais o homem conquista poder, mais se torna um mau caráter, talvez esteja sendo radical demais, claro que não são todos, mas boa parte, dos líderes; principalmente hoje, em que, quem tem poder é bem visto pela sociedade. Por que muitas pessoas fazem de tudo para conquista o reconhecimento? Por que buscam reputações? Porque são moralmente fracos, porque tendo poder, fica mais difícil ser visto pelas suas fraquezas morais, si for criticando terá mil pessoas para defendê-lo, estarão acima de qualquer suspeitas, essas pessoas são conhecidos como sepulcros caiados.

Não quero ser visto como o dono da verdade, pois o que para me é verdade, para muitos não é, e respeito à maneira como muitos vivem e pensam, pois cada pessoa é livre, só quero chamar atenção, pra você está lendo este texto, ”desconfie das convenções sociais” devemos assumir a nossa própria maneira de pensar, devemos buscar sim o poder, mas não o poder que tira de nós as nossas virtudes. Busquemos o poder, mas com os nossos valores morais, usado as nossas virtudes, a verdade, o amor, a forçar das nossas palavras, a alegria, com humildade, sem arrogâncias, respeitando o próximo, a natureza, consciente que tudo na vida passa, sempre se lembrando dos nossos deveres e dos nossos valores morais e do nosso caráter. Consciente do nosso compromisso com o mundo, buscar as nossas necessidade, promovendo ao mesmo tempo o bem dos outros, tem visão que o próximo sou eu, devemos ser um cidadão do mundo, sendo espelho, referência de virtudes. As nossas virtudes devem ser os nossos propósitos, consciente que somo corresponsável pelo bem no mundo.

O mundo necessita de pessoas diferentes, pessoas com virtudes, alegres, que sabem amar de verdade, que sabem compartilha, conscientes, que tem a visão do próximo. Se cada um deixasse viver um pouco para si e vivesse um pouco para o outro, o mundo iria mudar; o maior problema do homem de hoje é que ele é muito egocêntrico.

Gilson Cesário
Enviado por Gilson Cesário em 20/10/2013
Código do texto: T4534243
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.