GLOBALIZAÇÃO X GLOBALIZADOS

A ideia talvez possa ser muito antiga, talvez os Romanos e Portugueses foram ‘’globalizadores’’ sem qualquer tipo de tecnologia, utilizando os meios da época, pois muitas ‘’trocas’’ foram reais na história, como exemplo o ‘’Greco-Romano’’ ou o ‘’Caminho das índias’’. As conquistas de novos continentes pelas expedições Portuguesas ou o domínio do Império Romano talvez serviram de inspiração para a globalização, talvez até inconscientemente, onde existem os ‘’globalizadores’’ e os ‘’globalizados.’’ No século XIX, com a revolução industrial, a Inglaterra talvez seja um exemplo de ‘’globalizador’’, quando ‘’ofertava a evolução” para outros países com o intuito de vender seus produtos em detrimento do mercado interno que já não mais absorvia a produção. Talvez até os navios negreiros possam ter sido uma forma de globalizar. Na verdade, a globalização está ligada diretamente a tecnologia da informação e a evolução da logística. O mundo, o globo, o planeta terra ao alcance de quase todos, pois é bem verdade que uma parcela muito grande do planeta, não tem acesso á tão ‘’democrática’’ globalização. A globalização é a ‘’propaganda’’ que é divulgada mundialmente pelos globalizadores. A globalização dos mercados de capitais, comércio, tecnologia, medicamentos, confecções, tudo é possível. As viagens se tornaram mais fáceis, graças ao fenômeno do transporte aéreo cada vez mais rápido. Porém a face perversa da globalização indica para o domínio de poucos em detrimento de muitos. Os globalizadores dominando os globalizados! Existem números que comprovam isto, porém é nítido que talvez estejamos passando por uma ‘’revolução industrial renovada’’, onde os pequenos em detrimento dos grandes, irão gradativamente ‘’desaparecer’’, pois é nítida a concentração de renda, é nítida uma maioria com poucos recursos e uma minoria com muitos recursos.

De acordo com a Revista Forbes, as cem pessoas mais ricas do mundo acumulam riquezas equivalentes a receitas totais dos países pobres do planeta.

As três pessoas mais ricas do mundo possuem ativos maiores que o PIB dos 48

países mais pobres do mundo.Na América Latina, os 10% mais ricos da população ficam com 60% da riqueza, enquanto os 10% mais pobres alcançam somente 2%.

A globalização está incutida na memória da maioria como algo somente benéfico, sem conseguirem enxergar a crueldade e a perversidade deste sistema, que ‘’democraticamente’’, já que é acessível e por consequência é ‘’democrática’’, porém com uma ‘’máscara’’ que esconde a real intenção dos globalizadores em relação aos globalizados:

‘’O lucro a todo custo, o lucro cada vez maior, o lucro sem qualquer tipo de medo ou arrependimento, pois como disse, é ‘’democrática’’ a globalização’’.

Finalizando, a globalização provavelmente seja o maior feito do homem nas últimas décadas, porém o poder e o lucro são as ‘’aves de rapina’’ que desvirtuam o que poderia ser a globalização humana, a globalização do ser humano, de suas diferentes culturas, etnias, costumes e uma infinidade de possibilidades. O ser humano, mais uma vez, o ser humano condenando a si mesmo. É bem verdade que a diversidade cultural é de extrema importância para o conhecimento humano, o que não significa que esta ou aquela cultura deva mudar em detrimento da globalização, muito pelo contrário, pois existem culturas milenares que são o maior patrimônio de diversos países. Outro ponto positivo de globalização é a cura de doenças, porém o lucro está muito antes da necessidade humana da cura, onde os grandes laboratórios exploram como ‘’aves de rapina’’, sem preocuparem-se com a questão humana, a vida humana, pois o lucro é mais importante, já que para a globalizadores os globalizados são apenas números, a tecnologia é a prova real disto! É notório que muitas manifestações de ética e moral, tem sido difundidas pelo mundo todo, graças á globalização, é bem verdade que existem muitas correntes que defendem direitos humanos, culturais, religiosos e políticos. O despertar para tais temas, tem sido facilitados pela globalização, o que não significa que haverá uma total globalização, até porque e apesar da diversidade estar ‘’junta e misturada’’ em alguns países, existem outros que culturalmente será quase impossível que isto venha a ocorrer, mesmo porque, a miséria terá de ser erradicada do mundo, para que depois se consiga ‘’globalizar’’ outras necessidades do ser humano! A maior globalização que deveria ocorrer, seria a globalização da ética, da moral, da solidariedade e da valorização humana, pois as demais necessidades humanas seriam uma consequência natural! Paradoxo?

‘’A globalização é um bem da humanidade sob o comando de uma minoria, que com pequenos ‘’gestos’’ conseguem manipular a maioria, com o intuito único do lucro abundante e pernicioso.

Geraldo Cossalter –Outubro 2013.

Geraldo Cossalter
Enviado por Geraldo Cossalter em 20/10/2013
Reeditado em 20/10/2013
Código do texto: T4533819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.