PENSEI QUE TINHA VISTO TUDO EM ITAPIPOCA
PENSEI QUE TINHA TIDO VISTO TUDO EM ITAPIPOCA
É. Pensei que já tinha visto tudo em Itapipoca. Pensei que já tinha visto todos os tipos de desmazelos. Bicicletas sobre as praças em grande velocidade, trânsito caótico que felizmente agora está se regularizando, motoqueiros neuróticos e abestalhados com uma vontade insana de atropelar as pessoas, principalmente os velhinhos, com suas direções perigosas, comércio regular com produtos nas calçadas tirando o direito dos transeuntes de passearem livremente sobre os passeios, escadas construídas sobre as calçadas e até casas com seus alicerces no meio das ruas. Entretanto ainda não vi tudo, embora meus olhos sintam os efeitos da retinopatia diabética que tenho.
Contudo apareceram mais desmazelos. Os aparelhos de sons tipo "paredão" instalados em carros com placas particulares, fazendo propagandas comerciais, tiram o sossego de todos os cidadãos que pagam O IPI, O IPTU, o IMPOSTO de RENDA que o Governo Federal cobra com tanto zelo na sua malha fina, e outros impostos diretos e indiretos. Aonde vamos parar? Não sei. Sei que existem leis que coíbem estes abusos. E para aumentar a festança dos desmazelos vemos centenas de vendedores ambulantes expondo suas mercadorias em todas as calçadas do centro, deixando o povo à mercê de atropelamentos.
Muitos nem daqui são. Tudo bem, a Constituição diz que todos têm o direito de ir e vir, mas desde que não prejudiquem o direito coletivo. E para aberração maior o que se vê também é a serra descoberta de suas matas por queimadas ilegais e indevidas, que ocasionam o desaparecimento da flora e da fauna e dos olhos d'água ou nascentes ou minas, com queiram chamar, ocasionando o desaparecimento da água que tanta falta estar a fazer.
Disse acima que existem leis que coíbem estes abusos, mas para que haja o efeito legal temos o Ministério Público, os Juízes, os Comandantes de Polícia, os Delegados de Polícia e o Prefeito eleito pelo próprio povo. Por que não tomam as providências cabíveis? Não Sei. Só sei que vou remeter este artigo para a Procuradoria Geral de União e para os órgãos ambientais, a fim de tentar amenizar estes abusos e para que todos ganhem a sua vida, o alimento de sua família de maneira decente e legal.
______________________________________________
Antonio Tavares de Lima
Vice-Presidente da
Associação Ambientalista e Ecológica de Itapipoca
Com Cópia para a Procuradoria Geral da União-Fortaleza-CE
Exmo. Sr. Dr Oscar da Costa Filho
Com Cópia para a Superintendência do IBAMA no Ceará
Ilmo. Sr. Dr. José Wilson Uchôa do Carmo
Com Cópia para o Ministério Público de Itapipoca
Com cópia para o Prefeito Municipal de Itapipoca
Exmo. Sr. Dr. Dagmauro de Sousa Moreira