Você sabe o que é maledicência?

Toda vez que se faz algum comentário maldoso sobre o comportamento alheio ou, em casos mais graves, quando se inventa algo sobre o outro, está havendo luta e hostilidade à pessoa objeto da maledicência. Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva e existem duas formas cruéis de destruirmos uns aos outros. Ou matamos a pessoa (destruição do corpo) ou matamos a sua imagem.

O maledicente sofre de profunda inferioridade e sofre com o brilho das outras pessoas. O maledicente é semelhante ao planeta que não tendo luz própria, só consegue brilhar, roubando a luz do outro.

Se temos, necessidade de espalhar o lado negativo de alguém, ainda que seja verdade, estamos sendo inimigos desta pessoa e queremos sua destruição para nos sentirmos superiores a ela.

A boca fala o que há no coração. Conhecemos as pessoas pelas suas falas, porque aí conhecemos o seu coração.

Pessoas AMOROSAS têm palavras AMOROSAS.

Pessoas invejosas têm palavras venenosas.

Uma forma saudável de convivermos com a calúnia e a difamação é aumentarmos a nossa auto-estima, através da observação de nossos pontos fortes, nosso potencial e do perdão às nossas fragilidades. Se nos AMAMOS de verdade não nos definiremos pela definição dos que não são nossos amigos. Um bom exercício é repetirmos, de vez em quando, o seguinte:

Eu sou o que sou e não o que outros querem que eu seja. A melhor resposta aos que falam mal de nós é continuarmos, com humildade, a caminhada para novas conquistas, novos horizontes, para a alegria e para a felicidade, através do AMOR-caridade.