HUMILDADE

A vida do ser humano fica tão vazia quando falta esta simples palavrinha. através dela temos inibição, ousadia e frustrações. Quando nos falta a humildade, as pessoas logo se afastam e tende a criar apatia com relação a outra, isto é a inibição em se aproximar e passam a evitar contatos. Mas, o humilde é ousado, sabe conquistar e ser conquistado, sabe chegar e sair independentemente do ambiente. Frustra os que se relacionam pela primeira vez com pessoas que não tem esta característica e logo percebe que esta aproximação não deveria ter sucedido. Não tem pudor os arrogantes, acham que sabem tudo, mas, sem enxergar o próprio nariz, dispara feito metralhadora palavras ofensivas, ferindo o caráter do próximo. O hábito de viver em sociedade fica harmonioso, quando no diálogo pessoas detentoras de boas maneiras no quesito humildade, se encontram. Até a maneira de conversar, em absorver as palavras, ouvir atenciosamente o outro retornando com o mesmo gesto é garantia de que ambos ficaram satisfeito com a troca de experiência. Ficamos tímidos as vezes no conhecimento do outro e antes de soltarmos o verbo, analisamos primeiro qual é o tipo de assunto dominante que o faz dar a atenção devida. Futebol, religião, política e fatos corriqueiros. Mas há pessoas que se transformam de água para vinho repentinamente, onde julgamos ter conhecido e daí decepção. Alguns dão a alcunha de duas caras, hora de um jeito, ora do outro. Porque as pessoas são assim? Perguntamos. Não podemos ser responsabilizados por acontecimentos, cuja explicação vem do alto. Somente o Senhor tem respostas para todas as coisas. Mas a humildade deve ser praticada para os que caminham e para aqueles que são carregados, para os que movimentam e para os paralisados, para aqueles que expressam, ouvem e enxergam e para os que utilizam a linguagem de libras e braile.

Todos devem ser humilde e jamais serem bajulados como diferente e com piedade. Levantar a cabeça diante dos problemas é um ato de coragem e tirar proveito dos problemas é cruel e injusto e não é característica da humildade. Um dos fatores mais difícil é a convivência, o ato de se acostumar é a descoberta de qualidades e defeitos. Mesmo que evitamos transmitir o lado negativo, ele é transmitido numa simples ação e frustra-se quem procurava o ideal.

Até no relacionamento a dois é difícil, imagina na pessoa do outro que mau conhecemos. A confiança é uma característica também conquistada e raramente o ser humano apresenta como portador desta qualidade, que também é percebida pela convivência. Caso alguém me julgue ao realizar esta salada de pensamentos, adianto que a humildade não passa despercebida dentro do contexto apresentado. Quando confiamos ou desconfiamos, são percepção positiva e negativa que temos do outro e daí falta a humildade, condenamos sem conhecer a razão e julgamos sem dar a chance do próximo se redimir.

J. CHAVES.

J Chaves
Enviado por J Chaves em 19/09/2013
Reeditado em 24/10/2013
Código do texto: T4488709
Classificação de conteúdo: seguro