Drogue-se com educação

No cotidiano atual o uso doentio e equivocado de elementos químicos legais e ilegais, que com o abuso em seu consumo se tornam prejudiciais, está soando quase tão natural quanto o uso de alimentos e substâncias que não se encontram na classificação, droga. Cabe a nós cidadãos que visam o melhor para o nosso meio respondermos a seguinte pergunta, qual o melhor meio de prevenção?

Educação, palavra tão dita e pouco refletida, mas que em seu significado contem a resposta para a grande maioria dos nossos problemas. Poderíamos determinar uma lei mais severa para os que consomem e vendem tais drogas, mudar a legislação e decretar pena de morte a tais "criminosos". Poderíamos contratar do passado a Santa ( e tão pecadora) Inquisição, se fosse possível, e pediríamos assim que cuidasse do assunto, do jeitinho dela. Mas essa só seria uma forma cruel e ignorante, diria até hipócrita de lidar com o problema.

No peito do homem moderno há um órgão pulsante, que a cada bater suspira capitalismo. Resultado, um grande gerador desse item, o tráfico, não cessaria. Mas e se os futuros viciados, os futuros vendedores, os futuros capitalistas cegos conhecessem a real essência da educação? A conscientização forçada, o conhecimento sensível do assunto, de maneira mais bem trabalhada? Não passaria por suas cabeças a aceitação de praticar tal ato.>> E se por acaso praticassem, teriam a estrutura mental equilibrada o suficiente para não adquirirem o vício, em relação a tais como a maconha, por exemplo. Muitos o fazem<<.

Então acrescentemos em nossas escolas matérias curriculares, exclusivas no assunto. Criemos comissões, comitês, conselhos mais amplos e dedicados a essa implantação de saúde através da consciência. Para que compreendam a real fonte do entender e do exercer o entendido. A educação é o método mais eficaz, construtivo e inofensível do que a criminalização do fato e proibição do mesmo.

Anarquismo? Por enquanto não, porém quem sabe, no futuro,tenhamos consciência e saber o suficiente para vivermos de menos leis e mais educação. A ponto dos vícios em drogas e do consumo de muitas de tais serem apenas uma mancha negra no nosso passado, que não nos atrai mais em nada.

Tamy Xavier
Enviado por Tamy Xavier em 28/08/2013
Reeditado em 29/08/2013
Código do texto: T4455975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.