NEOLIBERALISMO




A teoria liberalista vem lá do século XIX, cujas teses mereceram até mesmo Prêmio Nobel. E originalmente defendia a tese do livre mercado, ou seja, que o Governo não interferisse nos preços, deixando sua regulação por conta da oferta e procura. Igualmente defendia a ideia da menor interferência do estado nas relações comerciais como um todo.

Até aí tudo certo. Muito lógico, sensato, tanto que tal teoria tomou corpo e virou uma realidade nas relações de mercado em todo o mundo.

Já o dito Neoliberalismo, surgido em meados do século passado, criando grande corpo na década de 60, com a sua implantação inicial na Inglaterra, de NOVO não tem nada, como se pretende fazer entender com o prefixo NEO.

Na realidade o capitalismo se apoderou de uma teoria para, a partir daí, construir uma ideologia, aviltando os seus princípios, e querendo afastar os Governos de tudo que diga respeito as transações comerciais e econômicas. Primeiro a defesa ferrenha da total desestatização, mesmo das atividades que garantem a soberania de uma nação; mesma os serviços tido como absolutamente sociais.

Em segundo e pior ainda é que a ideologia neoliberalista quer que o Estado também se afaste das relações entre capital e trabalho, deixando-as por conta do mercado a sua regulação. Defendem os neoliberais, que salários, carga horária, etc, devem ser negociados entre as partes, ou seja, patrão e empregado. Costumo brincar com essa teoria, sugerindo que alguém peque um bife bem suculento e jogue exatamente no meio de dois cachorros, oferecendo aos dois, absoluta igualdade de condições. Só se esquece de considerar que um dos cachorros é um Fila e o outro um Chihuahua.

Sim. Essa, no frigir dos ovos, é a vontade da ideologia neoliberal. Liberdade absoluta de mercado. Querem que o estado não regulamente, não faça nenhuma mediação nas relações trabalho/capital. Nenhuma regulação no mercado, de qualquer nível. Alguém pode imaginar o que ocorreria com a classe trabalhadora se não houvesse o salário mínimo? Os salários normativos por categorias? Aliás, qual a situação do nosso país, a que nível estaria a distribuição de renda e a pobreza, a fome, a saúde, se não houvesse, por exemplo, a CLT?

Imaginem se a saúde fosse inteiramente privada, como dita a ideologia neoliberal? Se a educação fosse totalmente desestatizada? Os próprios planos de saúde, privados, se não houver a interferência permanente do governo, seria uma catástrofe, ou não? E sem o código de defesa do consumidor?

Os neoliberais, querem, porque querem, que o Governo reduza os impostos. Em contrapartida, vivem chantageando-o para bancar suas atividades, para financiar seu patrimônio. Querem porque querem que o Governo reduza impostos, mas não criticam nem deixam de sonegar, nem deixam de achar brechas que os livre desses encargos. Querem porque querem que o Governo elimine o assistencialismo, mas se ficasse a seu critério, os salários não pagariam nem a comida dos trabalhadores. Com certeza voltaríamos aos tempos dos engenhos, quando os empregados trabalhavam de sol a sol e nunca conseguiam pagar a conta do armazém, normalmente de propriedade do próprio patrão.

A teoria do liberalismo teve sim sua razão de ser, para se contra por ao comunismo que tomava força. Já o pseudo neoliberalismo, surgiu no calor da guerra fria entre os EEUU e seus aliados, para fazer frente ao Comunismo Soviético, mas exageram na dose ou se aproveitaram do momento. Os Americanos, que de bobos nada tem, usaram inicialmente muitos países europeus como boi de piranha, dentre eles a Inglaterra, na primazia da Thatcher, mas jamais aplicaram integralmente tal ideologia, salvo frustrada tentativa no Governo Reagan. Mas conseguiram bobos aqui na América Latina.

Evidente que os Americanos, através dos Republicanos, tentam de toda forma fazer valer o neoliberalismo absoluto, mas lá sempre enfrentaram a oposição ferrenha dos Democratas. Mas tudo fazem para impor essa ideologia nos demais países, a exemplo do que conseguiram no Brasil, com Collor e FHC, na Argentina, com Menem e outros países frágeis. Impuseram a esses bobos o FMI, o Banco Mundial e outros mecanismos criados a partir da formação da Organização Mundial dos Partidos Neoliberais e privatização das suas atividades produtivas, para que fossem adquiridas por empresas normalmente Americanas ou sob seu controle econômico.

Os incautos, não enxergaram que os neoliberais planetários, criaram o Banco Mundiais e o Fundo Mundial de Investimento, para emprestar aos países e com isso endividá-los. Endividados, comprometidos e debilitados, teriam que seguir sua doutrina, a linha dura do neoliberalismo, e entregar todas as suas riquezas e estrutura de produção. Normalmente para os Americanos ou a quem estivesse a seu serviço

Enfim, tenho a ideologia neoliberal, como uma tentativa nefasta do poder econômico, sob comando dos Americanos, que busca a escravização branca dos homens do planeta. Pior é que encontram eco no mundo, através dos homens que de alguma forma tiram proveito dessa insistente tentativa de enfraquecer os estados e conseguir, mais facilmente, explorar a mão de obra e amealhar mais e mais atividades para seu privado e infinito enriquecimento.

Mais nefasto que os interesses dos neoliberais é que grande parte daqueles que estão a seu serviço, principalmente no Brasil, nem sabem exatamente porque adotam tal ideologia, pois, mal conseguem enxergar seus umbigos e nesse micro espaço de visão, vislumbram somente o fato de assim poder tirar seu proveito pessoal, privado.

E fico triste, muito triste, vendo pessoas sem nenhum conhecimento ou convicção, criticar as ideologias socialistas, por conta da propaganda fácil e farta dos neoliberais. Claro, a propaganda é a alma do negócio e o neoliberalismo é um grande negócio para os capitalistas extremistas.