Intolerância

Vivemos num tempo em que as pessoas estão cada vez menos tolerantes – vivem estressadas, não admitem críticas, não reconhecem seus erros e esboçam atitudes impulsivas que muitas vezes culminam em brigas e/ou tragédias. Quem paga o preço por isso são as famílias que cada vez mais têm seus lares destruídos, sonhos desfeitos e vidas marcadas por dor e sofrimento.

A intolerância parte da incapacidade de aceitar o outro do jeito que ele é – pequeno, obeso, negro, gay, ignorante, limitado... Enfim, uma série de títulos que os discriminadores usam para menosprezar quem não é igual a eles. Não raras vezes as agressões verbais são seguidas de violência física. Mas pouco se tem feito para condenar que pratica tais crimes, tanto pelas leis que não são específicas, como pela intimidação por parte das vítimas.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia, é algo escasso nos tempos atuais, haja vista que se assim fizéssemos, evitaríamos muitas desavenças e aproveitaríamos mais nosso tempo. Com isso, diminuiríamos consideravelmente o número de processos, seja por ofensas, desunião, homicídio, dando agilidade a outros de maior relevância.

O esforço de aceitar as diferenças é um exercício contínuo, porque sempre haverão estereótipos – pessoas que se vestem ou se comportam, de modo diferente – e que não representam uma ameaça aos valores culturais e aos princípios religiosos, pois é com a diversidade que se constrói um país rico e mais humano.

É preciso ter mais paciência, humildade, já que todos somos vulneráveis e podemos mudar nossos gostos e preferências. Nem tudo que se pensa, deve ser dito, nem tudo que se sente, deve ser demostrado. Logo, pondere mais suas palavras e ações se não quiser ser taxado de mesquinho e preconceituoso.

Vinícius Vendrame
Enviado por Vinícius Vendrame em 10/06/2013
Código do texto: T4334763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.