Relacionamentos Virtuais II: proximidade x afastamento

Pensando nesta questão dos relacionamentos virtuais, vejo o quanto há de dualidade neste meio. Já pararam para pensar no quanto a Internet ao mesmo tempo em que nos aproxima também nos afasta?

Quantas pessoas mega interessantes e outras nem tanto passaram por minha vida através de escola, trabalhos, faculdade, cursos, vizinhança... Quantas delas as circunstâncias afastaram. Depois de um tempo, eis que surgem nos sites de relacionamento. Mesmo rosto, mesmo nome. Adiciono toda feliz, mas algo mudou. O tipo de conversa mudou. Ficamos formais demais. Respostas monossilábicas. Curtimos algo, mas temos que tomar cuidado para não parecermos invasivos demais. Algumas pessoas nunca mais falam, tornam-se estáticas. Acho que é porque sabem que estamos sempre ali, então estamos seguros... Não vão nos perder mais.

Estamos próximos, mas estamos distantes. Compartilhamos fotos, compartilhamos status, mas não compartilhamos a vida. Não é preciso mais ligar, pois estamos no Face... Não preciso mandar um cartão de aniversário, Natal ou fazer uma visita, estamos no Face... O Face nos aproximou, no entanto há uma abismo entre nós... Há a confiança de que estaremos ali para sempre, juntos. Saudade não existe, solidão não existe, no entanto estou só no meu quarto, olhando o mundo Face acontecer, meus amigos postarem. Eles estão ali, na janelinha do chat, mas não tenho coragem de chamá-los...

Realidade atual.