NO MUNDO O BEM, SUPERA O MAL

O Bem e o mal, são duas forças antagônicas. Tão antigas quanto a humanidade. Hoje a mídia coloca em evidência ações criminosas, atos desumanos, corrupção, etc. Mas, pouco ou nenhum destaque dá, a centenas e centenas de pessoas pelo mundo afora, que respiram, vibram e executam o bem.
Dois exemplos apenas, li sobre um homem, que ateou fogo em seu cão, em contrapartida, uma Ong que cuida dos animais, acolheu o pobre cachorro, e conseguiu salvá-lo. Em outra notícia, li que um morador de rua, foi espancado por dois jovens, num ato de pura crueldade. Na prática assisto dezenas de voluntários que deixam o conforto de suas casas a noite, e vão ao encontro dos moradores de rua, pra levar-lhes sopa e agasalho, além de ouví-los, em suas tristes histórias de vida.

O que vejo caminhando pela vida, é um número imenso de pessoas não só bem intencionadas, pois de boas intenções, diz o dito popular, o inferno está cheio. Mas, pessoas que colocam  a mão na massa, e trabalham em prol de uma ou mais causas humanitárias, fazem sua parte para que o mundo venha a ser um lugar melhor.
O portal "Seja um Voluntário", aponta que no Brasil 54% dos jovens desejam participar do trabalho voluntário, só não sabem por onde começar. Pesquisas do ano de 2010 apontam que 35 milhões de brasileiros trabalham como voluntários em suas horas de folga, hoje com certeza esse número já é bem maior.
O mundo não merece ser pintado de cinza, o que o precisamos é colori-lo cada vez mais com boas atitudes. 

Não creio na bondade por ser ingênua, creio nela, pelas ações que vejo à minha volta diariamente. Observo, muitas pessoas que já sentiram, que praticar o bem faz muito bem a elas, e vão em busca de servir, ajudar, ser útil ao próximo. Nessa minha caminhada de mais de 30 anos, como voluntária em vários grupos diferentes, só vi o voluntariado crescer, mais gente se disponibilizar para servir em alguma boa causa.
Se queremos que algo mude, é preciso que façamos a nossa parte, lamentar, falar, reclamar, sobre como as coisas estão ruins, não as farão melhores. O que está ruim, precisa de ações que as tornem melhores.

Não acredito que o mundo seja hoje, um lugar pior. Basta estudar a história que nós trouxe até aqui, e ver como caminhamos.
Há muito que melhorar? sem dúvida que sim, principalmente em nosso país, falamos daqui, porque vivemos aqui, e conhecemos os problemas de perto. Mas, somente falar, escrever e pintar o mal mais trevoso do que ele já é, em nada mudará o cenário.

O mundo está repleto de tarefeiros do bem, que agem no anonimato, e eles fazem tanto, que nos comovem, pelo muito que se doam. Já tivemos a oportunidade de conversar com alguns deles, e percebemos que, eles enxergam o mundo com olhar positivo. Pois veem no outro possibilidades que existem dentro deles.
Dentre esses milhares de cidadãos pacatos e honrados que vivem na terra, existem algumas centenas na inércia, que não praticam o mal, mas também nada fazem em prol do bem coletivo. Há ainda, algumas poucas centenas dos que operam no mal, esses fazem um estardalhaço que assusta, pois são ousados. 
Tenho a certeza que o mundo hoje, mesmo eu sendo saudosista sobre alguns aspectos, é um lugar melhor do que já foi, e claro, sei que precisa melhorar muito, para vir a ser um lugar ideal, onde o bem reine absoluto. Mas quem o fará ser assim, seremos nós, seus ocupantes.

(imagem: Lenapena- Praia de Tabatinga/SP)



Lenapena
Enviado por Lenapena em 21/05/2013
Reeditado em 21/05/2013
Código do texto: T4301280
Classificação de conteúdo: seguro