Relacionamentos Virtuais

Acho muito bacana a capacidade humana de se adaptar às diferentes situações, realidades e necessidades. Isso acontece seja na biologia ou até mesmo na forma como lidamos com situações corriqueiras.

Sentimentalmente falando, vejo como a dinâmica de se relacionar mudou. Com o advento da Internet, tudo o que conhecíamos antes parece ter perdido a vez. Quem ficou casado por alguns anos e se separa hoje, provavelmente terá uma enorme dificuldade em se adaptar a essa nova realidade de conquistas virtuais.

Mas a boa notícia é que conseguimos sim nos adaptar, mesmo que demore, mesmo que pareça difícil e intransponível. Não há o que temer. O que aconselho é não se esconder, deixar fluir e principalmente se permitir.

Mesmo que, a princípio, pareça tudo muito descartável, não podemos esquecer que estamos todos no mesmo barco, todos desejamos encontrar amigos, namorados, pessoas de bem. A pessoa do outro lado da tela é alguém como você. Com desejos, sentimentos e aspirações.

Pensemos também que as novas ferramentas, como sites de relacionamento, não vieram tirar o espaço do olho no olho, pelo contrário, vieram somar, pois ali temos a possibilidade de encontrar pessoas interessantes, e numa velocidade muito maior do que normalmente ocorreria.

O problema talvez comece quando partimos para o mundo real, quando saímos das idealizações e nos deparamos com alguém de carne, osso e sentimentos. Não é mais o homem ou mulher que mostrou seu melhor nível intelectual, suas aspirações e bom gosto. Além disso, encontro nele ou nela outros aspectos que não era possível enxergar. Talvez por isso, tantos relacionamentos promissores acabem dando em nada.

Ora, mas decepções também ocorrem em outras modalidades de relacionamento, não é verdade? Mas em um relacionamento virtual, o que temos que fazer para não nos frustramos tanto? Acho que não enrolar muito seja uma solução. Gostou do que leu? A pessoa parece ser tudo aquilo que procura? Marque um encontro. Talvez isso evite frustrações, já que tirará a prova dos nove logo de cara e impedirá ilusões além da conta.

Não existem segredos. Cada um tem sua dinâmica em lidar com novos relacionamentos, sejam eles virtuais ou não. Cabe a nós sabermos dosar os limites.