MODELO DE TRANSPORTES BURRO!
A miopia dos governos brasileiros de Sarney, Collor, FHC e Lula não permitiram que prestassem atenção as propostas dos Trabalhadores Ferroviários nos anos 80, 90 e 2002.
Os governantes passavam informações através de sua mídia-aliada que as mobilizações e greves de ferroviários eram corporativistas, visavam tão somente os interesses da categoria em reajustes e planos de carreira, isso era apenas a pauta legitima dos mínimos direitos dos trabalhadores.
Além destas propostas meramente salarias e básicas a todas as categorias, a Federação Independente Sobre Trilhos e a FAEF e Associação dos Engenheiros Ferroviários do rio de Janeiro e os metroviários com direções sindicais mais avançadas, propunham um Projeto de Transportes para o Brasil, cuja matriz básica seria os transportes Marítimo, fluvial e ferroviário, mas na intermodalidade os transportes rodoviários e aéreo seriam fundamentais nos complexos intermodais, com estudos estratégicos visando o melhor aproveitamento geografico até em função de nossa economia, necessidade de transportes de massa e integração entre as diversas regiões de nosso país.
A Construção de novos aeroportos, portos, complexos ferroviários, rodoviários e até mesmo os transportes dutoviários teriam o seu papel especifico respeitados. Era uma visão de Transportes para o Brasil, incluindo de fato todas as modalidades existentes e necessárias aos desenvolvimento nacional.
O Governo ignorou as propostas, partiu para privatizações sem nenhum critério técnico e de viabilidade, demitiu milhares de trabalhadores, criando gravíssimos problemas sociais e sucateando a malha ferroviária, fechando estações, pateos, depósitos e destruindo totalmente o transporte de passageiros,os custos da reiplantação de um novo sistema ferroviário ficaram quase inviáveis devido ao sucateamento e destruição de enormes complexos ferroviários que existiam.
Os portos e entroncamentos de exportação foram inviabilizados, as exportações brasileiras estão comprometidas, as estradas abarrotadas de caminhões, carretas e acidentes violentíssimos que geram uma multidão de mutilados, mortos e um custo elevadissimo ao sistema de saúde de todas as regiões. As Estradas estão cada vez mais esburacadas e as saídas dos grandes centros virou num pesadelo.
Relaciono FHC e Lula, porque nada fizeram de efetivo para resguardar ou tentar recuperar a tempo o setor básico e fundamental para a Matriz de Transportes do Brasil, Sarney e Collor podem ter feito besteira, mas em 16 anos de FHC e Lula poderiam consertar muita coisa e rever decisões erradas e não o fizeram.
Os Estados Unidos ficaram se desenvolveram, porque a mais de um século já tinham um Sistema de Transportes Ferroviários que cortavam o país do Atlântico ao Pacífico, investiram em transprotes fluviais no mississipi e outros rios, investiram em portos e nos transportes marítimos, desde muito tempo. A China, o Japão, a Inglaterra, a França também fizeram isso, não eram tão fortes assim, mas ficaram!
Estamos vendo o Brasil perder oportunidades no mercado externo devido a precariedade de nosso modal " burro " de transportes,
grande parte da safra é perdida, entre outros problemas ao Estado Brasileiro.
O governo preferiu demitir, punir os ferroviarios e suas lideranças foram cassadas e perseguidas politicamente...Poderiam ser mais sensatos, humildes e patriotas, talvez nossa história quase vinte anos depois fosse outra...
Não adianta produzir e trabalhar muito, se não tivermos uma estrutura e um modal de transporte para dar sustentação a economia, a circulação de riquezas e pessoas...E também para mandar nossos produtos ao exterior.
Já temos mais de 25 anos de governos civis no Brasil, já é chegado o momento de ficarmos olhando para a ditadura e procurando os culpados, temos que resolver os problemas do país, dar respostas, cosnsertar o que esta estragado, reparar erros e retirar punições e penas de pessoas que foram perseguidas injustamente. Essa é a realidade, não podemos continuar chorando o leite derramado!!!