Sobre a Ambição humana
Sobre a Ambição humana
Por Thaís Falleiros
Hoje vi uma notícia que realmente me deixou muito triste. A União Internacional para a Conservação da Natureza declarou oficialmente extinto o Rinoceronte Negro Oeste Africano, também observaram os especialistas da área que desapareceram em Moçambique, todas as espécies de rinoceronte por causa da caça furtiva.
O sentimento que tenho é de luto, é de raiva, é de indignação. Não só pela extinção desse animal, mas por tantas outras barbaridades que vêm acontecendo desde muito tempo em nome do DINHEIRO.
A ambição humana desenfreada é a grande responsável pela maioria dos males que nos afetam todos os dias. Ela é a causadora não só da destruição da natureza.
É também a causadora dos roubos, sequestros, assassinatos, tráficos, corrupção, etc. Tudo em nome do dinhero, do lucro, da autopromoção.
E mais, talvez você nunca tenha parado para analisar, mas a ambição está cada vez mais próxima de todos os ambientes. Ela também, muitas vezes (na maioria) é a responsável por pequenos desentendimentos familiares, brigas, desunião entre irmãos, pais e filhos, casais, etc. Famílias inteiras acabam por causa do dinheiro. Amizades, sociedades.
E fico me perguntando até onde o ser humano é capaz de chegar em nome desse tão desejado dinheiro. Filhos que matam pais por causa de herança, bandidos que atam fogo em mulher porque ela só tinha trinta reais na conta, pessoas que se interessam por outras por causa do carro, por causa da condição financeira, do status, do poder.
Dinheiro, dinheiro, dinheiro. É só o que importa. E junto com essa ambição desenfreada, cresce cada vez mais o egocentrismo, egoismo, e os valores vão cada vez mais mudando.
Mas, já analisamos aqui a destruição que a ambição causa na natureza, a nível social, familiar. E você? Até onde iria por causa do dinheiro? Pequenas ações de ambição podem também causar males a outras pessoas. Não adianta somente acusar os caçadores dos rinocerontes, os políticos corruptos, os bandidos, os traficantes, ou ainda o tio que roubou a herança do avô. É preciso também olhar para dentro. Para o dia-a-dia. Para nós mesmos. Muitos de nós, todos os dias, cometemos atos de ambição maldosa. Aquele troco que a balconista deu a mais, errado, e que ficamos quietos e achamos que saímos no lucro já um ato de ambição que causará o mal a outrem. É preciso analisar os valores. Pois se o mundo continuar como está, uns matarão os outros. E em breve quem estará em extinção serão os SERES HUMANOS.