O SONHO
Um amigo meu, trabalhador do comércio em uma cidade do Brasil, jovem, de 27 anos, comunista, militante do PCR- Partido Comunista Revolucionário há quase dois anos, tinha um sonho, estudar Historia e fez vestibular para a universidade pública, (não podia ser diferente-seu salário jamais lhe permitiria o luxo da particular).
Ele se inscreveu pelo sistema de cotas das escolas públicas e quando foi aprovado descobriu que não é permitido remanejamento de horário a cotistas, portanto, ele não iria poder cursar já que trabalha 8 horas por dia e não havia disponibilidade de vaga para cotistas no curso de Historia noturno .Aliás, esse é um critério quando se é cotista- não tem direito a remanejamentos. Ele teve de desistir da vaga. O que é realmente muito triste e desalentador.
Ele nesse meio tempo enquanto esperava a sonhada vaga na universidade, fez um curso alternativo, profissionalizante, pois pretende tentar outro tipo de trabalho que lhe possibilitará um salário melhor. Afinal nem só de sonhos vive o ser humano!Principalmente o ser humano desabonado!
Conversamos , algumas vezes, por telefone, quando a Claro permite, e ele me disse que as universidades particulares de sua cidade, exibem cartazes onde escrevem que seus diplomas são aceitos nas melhores empresas.
Ele então me disse que o seu sonho de estudar Historia não seria para ir para uma melhor empresa mas porque quer instruir as pessoas, transmitir conhecimento, quer estudar para poder exercer melhor e com mais preparo a cidadania.Para ser um militante bem mais capacitado .
E que se revolta quando observa as pessoas ao seu redor que chegam a o fim do mês, recebem o salário, pagam as (ou algumas) contas e vão tomar cerveja, como se tudo acabasse ali e não houvesse mais vida e mundo além.
Ele também falou que não se cala diante disso e procura mostrar às pessoas a necessidade de lutar para sair desse estagio de vida, para superar a si mesmo, para melhorar. Para poder preparar outras pessoas.
É isso aí. Eu considero isso uma ambição ( ainda que ambição ,contextualmente, esteja relacionada simplesmente a dinheiro e seja uma palavra capitalista), de contribuir para um mundo melhor.
Falou o meu grande amigo,trabalhador, morador de favela, chamado Zé!
Ninfeia G
www.reflexoesemversos.com.br