O Espelho Social - A Realidade e a Reflexão

A sociedade em que vivemos é composta por extremas diversidades, que vão desde os princípios éticos e morais que recebemos em casa até o conceito, o pensamento e a crítica sendo estes coletivos ou individuais de cada ser humano.Muitas vezes no teatro social vemos conflitos e mudanças, preconceitos e discriminações, atitudes imorais, desprezíveis e desumanas; mas esquecemos que estamos todos em um único fluxo e que na maioria dos acontecimentos, nós mesmos os fazemos automaticamente.

Estamos sempre em busca do que nos é propício e benéfico, seja no trabalho, na escola, em casa e nos momentos de lazer.Nosso sistema é capitalista, manipulador em alguns aspectos e rude em outros; sendo assim nós como verdadeiros cidadãos jamais podemos deixar de exercer nossos deveres, mas também devemos ter um bom senso para com nossos direitos, cobrando-os da instituição.

A grande massa irracional de indivíduos atualmente, não questionam, não analisam, não refletem criticamente e não exercem seus determinados papéis perante o teatro social.Somos racionais e temos que usufruir de nossa racionalidade de maneira crítica, saudável e única.

Não sendo consumistas, não dizendo apenas sim e não estar na latência da mesmice que não provoca mudanças justas e necessárias ao nosso redor.

Quando nos deparamos em situações de preconceito, descaso, injustiça, intolerância seja no aspecto de orientação sexual de um indivíduo, na política de nosso país, ou em atitudes grotescas e imaturas que repetimos todos os dias, mas apenas as enxergamos quando o outro nos mostra, que vão de jogar lixo em via pública até os costumes aos quais fomos submetidos para a formação de nosso caráter.

Muitos fazem, porquê a maioria o faz; mas e se todos fizessem? O que seria de um convívio com pessoas de mesmas ideias, opiniões, experiências e aprendizado? Não haveria riqueza, pois uma das essências sociais mais importantes é a diversidade, a liberdade de expressão; o que tende a cada dia se desaparecer, uma vez que não se pensa por si próprio , mas em coletivo, de maneira equivocada e doentia.

Em vista do que foi mencionado, você, eu, como cidadãos, como seres humanos pensantes e racionais, não podemos nos influenciar com falsas promessas, mas ter sede contínua de conhecimento para pôr em prática tudo aquilo que a sociedade e o mundo necessita e ao mesmo tempo, limita; então fica uma simples frase: ''Pensar não dói, como a maioria distingue''.

Felipe Camargo
Enviado por Felipe Camargo em 08/03/2013
Código do texto: T4178901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.