Relacionamento nas redes sociais
Hoje vou abordar um assunto muito comentado e que já faz parte do cotidiano de crianças, jovens e adultos. As redes sociais, mais precisamente o Facebook e suas ferramentas.
As redes sociais têm um papel importante por promover a oportunidade de lidar com o diferente. De permitir que relações sejam estabelecidas sem que as distâncias geográficas ou culturais impeçam o nascimento de valiosas amizades e lições que agregam valor ao nosso dia a dia.
A notícia e a nossa opinião sobre determinados assuntos se espalha rapidamente, e em fração de segundos, tanto nós como os outros tem a oportunidade de observar a psicologia popular, o conjunto de ideias, as crenças e convicções, a cultura que cada usuário possui a respeito de determinados assuntos, seu comportamento, o que sentem e pensam o estado de espírito e o conteúdo de cada um. Essa agilidade serviu para aproximar as pessoas e ao mesmo tempo também serviu para afastar, uma vez que de imediato, ao observarmos as postagens e os comentários omitidos, já temos a primeira impressão sobre esse indivíduo.
Essa rapidez nas redes sociais agilizou muito o processo de relacionamento, antes tínhamos que conviver algum tempo com o indivíduo para conhecermos os seus costumes, suas características e o seu caráter, hoje, com essa ferramenta, de imediato já sabemos se vale a pena ou não nos aproximarmos para um relacionamento mais tangível.
Todo ser humano tem suas qualidades e defeitos. Há momentos em que uma ou outra característica se evidencia de forma mais intensa. Nas redes sociais e na vida real, há um princípio básico para manter qualquer relação, o respeito. Se não é possível tolerar, na vida real nos afastarmos e no virtual usamos o botão desfazer amizade, foi feito para ser usado.
Por José Renato Bueno