Dia Internacional do Obrigado
No dia 11 de Janeiro é comemorado o “Dia do Obrigado”. A data foi criada através das redes sociais na Internet e acabou por ser adotada pela população. Juntamente com “por favor” e “desculpe”, “obrigado” é uma das três palavras mágicas que abrem muitas portas e fazem do nosso dia-a-dia melhor e facilita a convivência.
Esta data não trata de nenhum feriado em específico nem tão pouco é um dia de relevância. Penso até que a maior parte das pessoas desconhece esta data. Contudo, a palavra em si é mais importante do que por vezes as pessoas julgam.
São apenas oito letras, proferidas em conjunto, não custa nada e revela apreço por alguém ou por algo feito por outra pessoa. As palavras de agradecimento soam como “carícias verbais”, capazes de acalmar quando pronunciadas com o coração.
O Dia Internacional do Obrigado deve ser visto como uma data de apaziguamento e de olhar para os outros, os que estão, os que estiveram e os que viram a estar. A verdade é que pedimos muito e agradecemos muito pouco da vida, sendo capazes de passar horas ou dias a lamentarmo-nos, mas incapazes de gastar um minuto para agradecer a Deus: faz parte da natureza egoísta do ser humano de pensar que tudo lhe deve ser dado.
Em primeiro lugar, quero dar um enorme obrigado aos meus pais, pois são eles o pilar de toda a minha existência, são a minha origem, a minha fonte de energia, a minha inspiração, o meu equilíbrio e o meu porto seguro. Acima de tudo, a minha família é o meu lar; é onde me sinto em casa, onde quer que esteja.
Obrigado aos amigos que souberam ver na amizade partilha, controvérsia, lealdade e ombro certo, mais do que momentos ou aproveitamos parasitas. Obrigado a todos os que servem sem se servirem, ajudam sem esperar retorno, acreditam quando todos descreem, dão passos em frente sem temer os precipícios, movidos pela ideia de que a felicidade individual é o fim último e a felicidade coletiva um fim necessário.
E para assinalar esta data, digo-vos obrigado. A cada um de vocês que dedicam um pouco do vosso tempo a ler os meus textos. Obrigado!
11 Janeiro 2013