Realização profissional. Qual o caminho que nos leva para esta conquista?

Ainda que em mim exista o sentimento de um mercado confuso em termos de cargos e salários, eu amo as possibilidades da área em que atuo, a comunicação. Gosto de observar o comportamento humano e identificar quais são os propósitos e o quanto as pessoas estão dispostas ao ter, ao ser e ao desejo de conquistar momentos felizes. Gosto de compartilhar conhecimento, ou seja, dividir e somar. Isso é o que move o mundo, pois somos muitos e cada um com um projeto de vida, problemas, limitações particulares, mas quase sempre compartilhamos do mesmo sonho: obter realização profissional.

E o que temos feito para encontrar o caminho que nos faça sentir satisfação em realizar um determinado trabalho?

Creio ser justo pensar que do mesmo jeito que as empresas traçam um perfil a ser escolhido para compor o quadro de funcionários, devemos também ter em mente um perfil de empresa que possua as características de mercado que almejamos atuar.

Se você faz faculdade, Pós-Graduação, MBA, mil e um cursos, passa por tudo que é tipo de provações para garantir uma qualificação profissional e mesmo assim prefere entrar na onda do "qualquer coisa serve, desde que pague bem", é melhor nem se dar o trabalho de estudar tanto para não desperdiçar tempo.

Não sei se é atrevimento meu, mas por que antes de se candidatar a uma vaga não há um tempo para você se questionar o "porquê estou deixando meu currículo?". "Que expectativas de crescimento visualizo caso realize um bom trabalho para a empresa?". Penso que isso eliminaria um pouco das reclamações sobre vagas existentes. As empresas ofertam aquilo que possuem. Se a oferta não condiz com o que você procura, reclamar pra quê ou para quem? Melhor simplificar a coisa: não se candidate para o que não deseja, e mantenha o foco nos reais objetivos profissionais.

Após algumas idas e vindas, erros e acertos para traçar o caminho profissional, aprendi a não me preocupar tanto em realizar algo para ter o sucesso que o mundo espera, mas sim a dedicar o melhor de meus esforços para desenvolver os projetos que são postos sob a minha responsabilidade e desempenhar minhas habilidades naquilo em que acredito. É quando você descobre atividades que curte fazer e se permite utilizar das habilidades e conhecimentos que possui para ampliar os horizontes do ambiente de trabalho do qual faz parte. A partir daí, o trabalho diário deixa de ser uma mera obrigação e passa a ser satisfação, realização. É como libertar a alma do peso de passar a vida inteira esperando aprovação de alguém para crescer na vida ou para conquistar o que deseja. Receber um elogio é bacana, mas não é a forma exata de você identificar o seu potencial, até porque nem sempre o seu feito vai agradar a todos.

Sair em busca do que te faz feliz no dia a dia de trabalho requer uma ferramenta indispensável: Coragem. Levo comigo a humildade de reconhecer meus limites e pedir ajuda quando não sei algo. Gravei em meu coração a seguinte mensagem para a vida profissional: "Toda forma de saber nasce de um não saber".

Hoje busco meus objetivos com fé, pois muitos são os desafios e a vida não está fácil pra ninguém. Mas vou a luta, estudo, pergunto, e avanço uma etapa a cada dia no desejo de chegar ao que intitulamos de: Realização profissional. E que assim seja!