TRAGÉDIA MINEIRA SE REPETE EM SANTA MARIA

Aos 24/11/2001 ocorreu um incêndio na boate “Canecão Mineiro”, na Avenida dos Andradas, Belô/MG, provocando a morte de 7 pessoas e ferimentos em 300 expectadores que se comprimiam para curtir o show da banda “Armadilha do Samba”.

Em dado momento, um dos músicos acendeu um sinalizador e suas faíscas atingiram o forro acústico do palco, provocando fogo e fumaça tóxica, do mesmo jeito que aconteceu no dia 26/01/2013 em Santa Maria, bela cidade gaúcha no estado do Rio Grande do Sul.

Hoje, muitos anos depois da tragédia, a justiça mineira condenou a Prefeitura de Belo Horizonte, os donos da boate e os integrantes da banda, que, numa idéia infeliz, promoveram o show pirotécnico, o qual culminou na morte de 7 pessoas e ferimentos em outras 300.

O drama de Santa Maria/RS está apenas começando. Sua extensão foi muito maior do que a do sinistro mineiro, sendo que até agora foram contabilizadas 231 mortes e 118 feridos, entre os quais mais de 70 em estado gravíssimo.

O que assusta é constatar que as causas são as mesmas nas duas ocorrências, verificando-se a ganância, avidez de lucro, o descaso, a irresponsabilidade, a negligência, a falta de fiscalização e de pulso das autoridades que deveriam controlar tais eventos populares. O Brasil é pródigo em legiferar, nossos políticos inventam leis para tudo e para todos, mormente quando elas satisfazem seus interesses imediatos e corporativos. O diabo é que elas não são cumpridas na íntegra e sempre dão brechas para driblar seu objetivo maior.

As imagens que a “TV” e toda a imprensa, falada e escrita, nos mostraram são de arrepiar, nos deixando perplexos, tristes, boca amarga e sensação de impotência. A maioria das vítimas é composta de jovens estudantes, mentes brilhantes, futuros intelectuais e profissionais deste país que anda carente de cérebros bem preparados ténica e psicologicamente. Verdadeira lástima!

Hipotecamos a nossa solidariedade aos bravos irmãos gaúchos, aos parentes enlutados e à toda sociedade rio-grandense, rogando a DEUS PAI, criador todo poderoso e arquiteto universal, que derrame suas bênçãos e sua proteção sobre nós, mormente aqueles que atravessam esses momentos dolorosos.

-o-o-o-o-o-

Dedicado à Maria Della Giustina, ilustre poetisa de Santa Maria/RS, nossa colega do "RDL".

B.Hte., 29/01/13

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 29/01/2013
Reeditado em 30/01/2013
Código do texto: T4111844
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.