Brasil: o novo queridinho dos Estados Unidos (Trecho)

A Europa está em crise, isso é fato. Vários países europeus apresentam sérios problemas econômicos, como Grécia e Espanha. Até a poderosa Inglaterra tem demonstrado certa instabilidade. Isso constrata com uma noticia recente: acaba de ser divulgado a mais nova entidade vencedora do Premio Nobel da Paz, a União Européia, por seus esforços em manter a paz e o equilibro no continente.

Que equilíbrio? Talvez essa seja a primeira pergunta que vem a cabeça de quem lê essa noticia. Os europeus sabem muito bem que as coisas não estão nada fáceis, ainda mais se os Estados Unidos, o país mais poderoso do mundo (por enquanto!), resolver virar as costas para a Europa. Quem ganha com tudo isso, alias, são os países emergentes, principalmente os que compõem a BRICS (bloco econômico composto por países em desenvolvimento, como o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul).

No caso do Brasil, mesmo, que já é a 6ª nação mais rica do mundo, existem grandes esperanças de que nos tornemos “amiguinhos” de negócios dos EUA (...)

--------------------------------------------------------------------

Artigo publicado na 8ª edição da Revista Cultura Siqueirense (Dezembro de 2012). Para ler esse e outros textos na integra, acesse o blog culturasiqueirense.blogspot.com.br e baixe a versão em PDF da revista.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 07/12/2012
Código do texto: T4024043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.