A Característica do Homem
Será que a principal característica do homem como ser racional é a simples racionalidade? Acho discutível, pois atitudes de certos símios são, para mim, verdadeiras manifestações de raciocínio. Um exemplo disso foi observado numa experiência feita com um desses macacos, na qual uma maçã foi colocada num tronco oco de árvore para que o mesmo pegasse, sem que pudesse alcançar com o próprio braço. Apesar da atitude inteligente, esse animal ainda é considerado irracional, uma vez que nele prevalecem os instintos.
Os instintos são como programas de computador que, instalados em nosso DNA, nos levam a fazer coisas que nem sabemos por quê. Nos bichos são muito importantes, estão por trás da sobrevivência, reprodução e proteção de suas crias. Mas, no homem, faz desse menos humano e mais animal. Um pode ser tão irracional quanto o outro e, para certos homens, vice-versa.
O que de fato caracteriza os seres racionais é um tipo especial de raciocínio: a capacidade de reflexão. Não dá para imaginar animal nenhum fazendo isso na vida real. Aliás, isso está próximo da razão de eu dizer "capacidade de reflexão" e não puramente "reflexão", qual seja a infelicidade de o próprio homem não costumar praticá-la.
Com a reflexão nos voltamos para nós mesmos, aprendemos a nos entender e a atender melhor o próximo, conquistamos virtudes como empatia e respeito, descobrimos razões de certos sofrimentos, calculamos nossas atitudes a fim de evitar arrependimentos e evoluímos espiritualmente. O primeiro passo é reparar menos as vidas alheias e dar mais importância à própria, o que, ironicamente, os bichos fazem melhor do que nós.