1º Censo das Pessoas Idosas do Município de Penápolis - SP
Este escriba, na condição de Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Penápolis - SP, em obediência ao que dispõe o Estatuto do Idoso, acaba de consolidar e fará uma entrega solene aos vereadores desta e da próxima legislatura, bem como ao atual Prefeito e ao próximo, além de diversas outras autoridades e entidades envolvidas na questão do Idoso, do documento cujo nome é o deste texto.
Nele estão mencionadas as razões que o geraram, bem como ações e projetos que julgamos necessários para melhorar a condição de vida dessa parcela da população, e por consequência da sociedade em geral.
Somos a população que mais cresce na piramide populacional, não só no nosso município, nem no estado, mas no País e no mundo. Segundo projeções estatísticas, em 2020 seremos um grupo maior que o das crianças até 5 ou 6 anos.
Como já tivemos oportunidade de discutir em encontros que tratam do envelhecimento, com conselheiros estaduais deste estado e de outros do Brasil, de nada vale conseguir um aumento da expectativa de vida sem que o mesmo venha acompanhado de políticas públicas que deem
condições melhores de cidadania, respeito, enfim de qualidade de vida.
Caso alguém, ao tomar conhecimento deste artigo, venha a se interessar pelos dados completos da nossa realidade, dados esses que se dividem por sexo, estado civil, faixa etária, condições em que vive, além de um pequeno sumário sobre o nº de usuários de medicação continua para hipertensão e diabetes, pode fazer contato pelo Recanto clicando em meu nick ou pelos comentários.