SE O FURACÃO FOSSE AQUI?

Um  desastre natural de imensas proporções, aconteceu ontem no EUA. A costa leste daquele país foi a mais afetada.
Ventos de 150 quilômetros por hora, varreram as ruas, quebraram vidros, derrubaram árvores, e fizeram ondas de mais de 4 metros de altura. A  água em alguns pontos subiu ao nível mais alto da história de Nova Iorque. Isso fez com que algumas estações de metro, ficassem inundadas.
Mais de 1.600 pessoas estão sem luz, e o estoque de àgua e lanternas de muitos supermercados, se esgotaram.

Em meio a toda essa catástrofe natural, de dimensões inimagináveis para nós, que vivemos em um país onde furacões passam distante. E no entanto, lemos hoje, o número de óbitos; 16 pessoas perderam à vida. Não se tem registro de saques, de desordem, de pãnico.
Vimos um país muito bem preparado para enfrentar tão terrível acontecimento.
Evacuando áreas que ofereciam riscos a população, já na noite de domingo. E o furacão somente chegaria na segunda feira à tarde.
Meu filho, que reside em Nova Yorque., contou-nos, da ordem em meio aos preparativos para a chegada do furacão. Disse-nos da ação rapida das autoridades e da disciplina da população bem preparada para ocorrência tão grave.

Fiz uma balanço em meus pensamentos, revivendo a tragédia que houve no Rio de Janeiro a alguns anos atrás, quando um rio de água e lama desceu de uma encosta, matando mais de 1000  (mil) pessoas.
Veio-me a mente, as tristes cenas de pessoas soterratadas, aguardando por salvamento, e famílias inteiras mortas na catástrofe.

O mundo inteiro, pode sofrer um fenômeno natural de graves proporções como esse, que hoje assola os EUA.  Agora; agir com a prudência e a ordem com que as autoridades americanas agiram, evitando que uma área de imensa população como é Nova Iorque e Nova Jersey, sofresse perda humana, preocupando-se com a sua população de maneira exemplar e efetiva, faz toda diferença.

Hoje, envio a minha solidariedade ao povo americano, como enviei ao valente e educado povo japonês, quando do terrível desastre que assolou aquele país.
E externo a minha admiração pela eficiência e ordem, com que conduziram essa grande catástrofe natural.
E fico pensando que se fosse por aqui, ah, quantas vidas perdidas estaríamos hoje, contabilizando?

(foto da autora- NY)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 30/10/2012
Reeditado em 31/10/2012
Código do texto: T3959639
Classificação de conteúdo: seguro