O PROFISSIONAL DO FUTURO
O ser humano desde seus primórdios praticava o ato de trabalhar para sobreviver, no entanto a atividade profissional legalizada,reconhecida e amparada em lei apenas se iniciou-se na Inglaterra com a Revolução Industrial.
Na Antiguidade a posse de terra era a fonte de poder, epóca marcada com mão-de-obra escrava e sem direitos de questionar. Com a criação de máquinas a sociedade se tornou industrial, o modelo de gestão era centralizadora e burocrata. Surgiram assim, as divisões e especializações de trabalho com o aspecto profissional extremamente operacional.
Nesta nova economia a “informação” e o “conhecimento” são as fontes de poder. E para sobreviver neste novo contexto é necessário a Adaptação. O ser humano desde sua origem construiu, navegou, voou e agora é preciso se reiventar.
Não existe a fórmula certa para alcançar o sucesso. Mas há caminhos a ser seguidos. Neste novo contexto o que se procura é a diferenciação. O profissional que praticar seu auto-conhecimento e desenvolvimento, siginifica estar a frente de seus concorrentes.
O profissional do futuro é portanto um inovador, um visionário. E o que difere dos profissionais comuns é a sua capacidade de ir além de seu horizonte e saber agregar valor em suas atividades. A busca pela excelência, faz com que o aprendizado seja continuado.
Sem dúvida o profissional do futuro é preciso ser completo. Distanciar do mais possível do “status quo” .Esta essência não está na perfeição mas sim pela sua busca incansável por ela. O ser humano não tem limites e decidamente, ele é o retrato daquilo que pensa e acredita em ser.