Netanel Yahalomi - Um Herói e Uma História
Netanel Yehoshua Yahalomi Z”L
Esse é o nome do soldado israelense de apenas 20 anos de idade, morto friamente por terroristas islâmicos na fronteira com o Egito na Península do Sinai, ocorrido na tarde de ontem 21 de setembro de 2012, numa cruel e covarde emboscada.
Do que se sabe, os criminosos invasores tentavam se infiltrar em Israel vestindo cintos com explosivos de longo alcance, quando abriram fogo contra os bravos soldados do Corpo da Artilharia, que prontamente revidaram ao ataque.
Esse é mais um triste episódio na dura realidade de uma região marcada pelo conflito ideológico, onde a impossibilidade do diálogo dá lugar às armas de combate.
Assim como tantos outros jovens de seu país, Netanel entra para a História como mais um símbolo de bravura e heroísmo na luta incansável pela soberania e pelo direito de existência do povo judeu em sua terra de origem, sorrateiramente atacada por aqueles que tem como único objetivo a destruição do convívio pacífico e a implementação do terror num sistema totalitário.
Numa época em que o mundo assiste perplexo a eclosão da violência orquestrada pelo ditador sírio Bashar Assad, e o avanço do extremismo muçulmano doentio numa Europa paralisada em medo, eis que surge o lamento de uma mãe judia e sua família ao narrar o último contato com seu filho ao telefone, antes do trágico acontecimento.
Na reportagem do jornal israelense Haaretz, os parentes falam sobre como Netanel era um jovem prestativo, de bom coração, dedicado ao estudo da Torá e ao amor pelo seu país, familiares e amigos.
Também foi mencionado o envio de um pacote com doces e alimentos cozidos que tinham sido preparados especialmente para o rapaz ainda em serviço na IDF - Forças de Defesa de Israel - com previsão de folga para os próximos dias.
Segundo a família, essa era uma maneira de fazê-lo se sentir bem onde estava.
E de fato, não é difícil imaginar o quanto uma ação tão simples como essa tem grande importância e efeito positivo para quem tem como principal rotina a defesa da nação e da própria vida nas 24 horas do dia.
Agora, Netanel nunca mais irá voltar para casa.
Suas fotos, roupas, objetos e mensagens, serão as únicas lembranças que os familiares guardarão consigo.
Foi-se mais uma vida digna, heróica.
Fica para sempre o seu exemplo e sua História.
É comovente saber que fatos como esse não são um caso isolado. E que assim com Netanel, tantos outros jovens soldados israelenses se arriscam todos os dias para manter a integridade de sua terra amada, longe das garras e do ódio voraz daqueles que nutrem consigo um sentimento de inveja e cobiça, e se ocupam em contaminar o maior número possível de indivíduos pelo mundo afora, com a perpetuação da mentira do movimento político palestino.
Israel possui uma área territorial equivalente ao Estado de Sergipe na região Nordeste do Brasil. Sendo que o maior diferencial entre os demais países do mundo, é o fato de que a nação judaica é cercada de inimigos por todos os lados, onde o extremismo muçulmano se manifesta em ações de delírios radicais como as que estão sendo amplamente divulgadas pelos meios de comunicação nos últimos dias - com cerco à embaixadas americanas, ataques suicidas, assassinatos em massa e crimes bárbaros, que muito provavelmente continuarão a ser praticados sob o pretesto de seus autores se sentirem ultrajados por um filme de péssima qualidade, onde seu principal mentor é humanamente retratado.
Já não se sabe mais a que caminhos se deve percorrer para tentar neutralizar as ações de vandalismo por parte desses fanáticos, que se encobrem na capa de uma religiosidade doentia onde o único caminho de expressão que encontram é o ataque violento, a histeria coletiva, a crueldade perpetrada e a indiferença para com os princípios éticos, morais necessários para a civilidade entre todo e qualquer indivíduo.
A morte de Netanel Yehoshua Yahalomi é um símbolo na História judaica, onde o racional e a honestidade se defendem legitimamente da loucura e do cinismo com que muitos desses falsos religiosos que se escondem em mesquitas, falsos patriotas árabes convenientemente indignados e falsos ativistas humanitários embarcados em suas flotilhas de enganação e demagogia, preferem se amparar.
Netanel esteve na linha de frente para proteger seu país e seu povo, no exato momento em que tentava ajudar 15 imigrantes africanos que sofriam com o calor, oferecendo-lhes água para aliviar a sede. E que segundo consta, tentavam atravessar ilegalmente a fronteira do Egito com Israel - tradicionalmente o país alvo.
Como consequência disso, veio o ataque covarde e inesperado, com um tiro mortal que o atingiu na cabeça, tirando-lhe a vida.
E assim, mais uma vez a velha pergunta nos inquieta:
Até quando situações como essa continuarão acontecendo, onde jovens defensores da paz terão suas vidas brutalmente interrompidas?
E mais:
Até quando o mundo irá assistir inerte líderes religiosos insuflando a população ensandecida ao ódio e à violência generalizada, sem o menor pudor nem limites?
Até quando deve o Ocidente esperar para que políticos inescrupulosos do Oriente Médio finalmente recuem em sua tirania sanguinária e soberba armamentista?
Diante da atual conjuntura política que nos vemos obrigados à defrontar, cada vez mais nos sobram dúvidas e nos restringem poucas certezas.
Sendo uma das maiores delas o fato inegável de que não é possível ser complacente com um inimigo ferrenho, quando existem vidas inocentes que precisam ser protegidas de tamanho perigo.
O jovem herói Netanel Yahalomi, é digno de todo o respeito e admiração por ter feito todo o possível para garantir que a nação judaica continue a manter vivo o seu compromisso com a democracia, a dignidade humana e a soberania do seu povo, livre de ameaças e do terrorismo.
Mostrando ao mundo inteiro que mais que uma causa por lutar, Israel é, e sempre será um sonho possível!
* Israel chora a perda irreparável de seu valente soldado Netanel Yahalomi... Imagens do funeral na madrugada desse domingo, 23 de setembro de 2012. Baruch Dayan HaEmet.
http://www.vosizneias.com/113973/2012/09/22/jerusalem-in-photos-hundreds-attend-funeral-for-soldier-killed-near-egypt/
* Para saber mais, acesse: http://oglobo.globo.com/mundo/soldado-israelense-morto-na-fronteira-com-egito-6158494
* Leia também:
http://www.israelenlinea.com/internacional/noticias-internacionales/medio-oriente/6417-israel-soldado-muere-en-ataque-yihadista-desde-sina
* Leitura complementar sugerida: História do Estado de Israel
http://www.visaojudaica.com.br/Principal/Historia/textos/historiadeisrael.htm
Am Yisrael Chai!
O Povo de Israel VIVE!