Teresina, o meu lugar

Teresina, o meu lugar

“ Se quiseres ser universal começa por pintar a tua aldeia” – Léon Tolstoi

É muito importante, para cada um de nós, que tenhamos um bom lugar para se viver. Esse lugar deverá conter um bom número de pré-requisitos necessários para que tenhamos uma vivência digna. Dentre eles, destaca-se como necessária e importante, a qualidade das pessoas que nos rodeiam, posto que, uma boa convivência social é imperativa para que possamos eleger um bom lugar para se viver e Teresina é um desses bons lugares. Outros tantos fatores, alguns de maior significância, também se impõem como imperativos, porém, no momento, cumpre-nos apenas destacar a convivência social Ao longo de três décadas e meia, tivemos inesquecíveis oportunidades de conviver com as crenças, costumes e valores de uma gente, que continuam a nos cativar ainda hoje. Esse convívio, essa interação levam-nos a eleger Teresina como o lugar ideal para se viver. São fortes os motivos que nos levaram a optar por esta eleição pessoal e são mais fortes ainda, aqueles que nos induzem a difundir na sala de aula, a importância de eleger esse lugar para ser o palco de conquistas pessoais e profissionais. Teresina como qualquer outro lugar, possui riquezas inexploráveis que podem muito bem fornecer motivações para que seus filhos construam seus universos possíveis de realizações. Isto não exclui nem descarta outros valores de outros lugares que ofereçam um variado e diverso leque de opções, principalmente no que se refere ao aprimoramento técnico através de especializações ainda não disponíveis por aqui.

Cabe aos formadores de opinião, principalmente, aos professores universitários, destacar e enfatizar a importância de potencializar os valores locais, a fim de que, numa corrente de otimismo, estimule-se a auto-estima dos teresinenses. Em que pese as dificuldades ainda existentes, é bom não esquecer que o sol mora aqui durante quase a totalidade dos dias de cada ano. Temos, portanto, ao nosso dispor a maior fonte de energia disponível na natureza e isso nos anima a pensar na instalação, por aqui, de centro de pesquisa da energia solar, no médio ou longo prazo. Essa é apenas uma das hipóteses. Incontáveis outras existem. Basta que adotemos o pensar como hábito e o hábito, como motivo para viver e sonhar com dias melhores para nossa cidade e para seu povo.

Para os de pouca fé, resta a certeza de que nada será como antes e que Teresina nunca mais será igual àquela cantada em prosa e verso em saudáveis poesias. Outros tons embalarão outros sonhos e a cajuína cristalina novamente poderá suscitar novas emoções, diferentes daquelas que animaram Torquato Neto e seus parceiros em tempos idos.

Teresina está carente de novos olhares sobre suas diversas facetas. Ela e elas se fundem numa só alternativa – a de ser feliz no mesmo espaço, no mesmo lugar. Por isso e só por isso, vale a pena viver de amores por ela. Se existir aldeia melhor para se viver, que alguém a pinte e seja universal, mas nosso lugar, nossa Teresina, por outro lugar, não troco jamais.

Rui Azevedo
Enviado por Rui Azevedo em 06/09/2012
Código do texto: T3869008
Classificação de conteúdo: seguro