SERVIÇOS BANCÁRIOS ESSENCIAIS GRATUITOS

Prólogo

Gostaria que meus inúmeros e diletos leitores considerassem este texto um serviço de utilidade pública e compartilhassem-no com o maior número possível de outros amigos e amigas fazendo uma imensurável corrente útil e esclarecedora. Todos precisam saber algo mais sobre os Serviços Bancários Essenciais Gratuitos.

MENSALIDADES INÚTEIS – Se você há muito tempo está pagando mensalidades por um serviço bancário que raramente ou, às vezes, nem usa; já está passando do momento de cortar de vez esse gasto desnecessário. Leia todo este texto e, depois de uma criteriosa análise, faça sua opção por uma instituição bancária e respectivo Pacote de Serviços para movimentar a seu bel-prazer suas finanças.

ATENÇÃO! Os serviços essenciais possuem a cobrança de tarifas vedada, isto é, PROIBIDA, conforme Resolução do Banco Central do Brasil nº 3.919, de 25/11/2010. Para ler mais sobre essa supracitada Resolução é só acessar o link:

http://www.bcb.gov.br/htms/normativ/RESOLUCAO3919.pdf

Se você é cliente de alguma instituição bancária faça a opção certa: Adira ao pacote de SERVIÇOS ESSENCIAIS e fique isento de pagar taxas extorsivas por serviços que muito pouco ou, às vezes, não utiliza! Claro que se você tem outras e/ou mais necessidades faça uma análise criteriosa do que precisa e opte por um pacote de serviço bancário adequado ao seu uso.

EXPLICANDO OS SERVIÇOS ESSENCIAIS

Os chamados “serviços essenciais” permitem que qualquer correntista mantenha conta nos bancos sem que, para tanto, desembolse um centavo. Estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que 80% dos mais de cem milhões de correntistas desconhecem essa possibilidade, que está disponível desde abril de 2008. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. À época o Idec analisou como os dez maiores bancos do Brasil vem tratando o tema e como seus clientes são avisados.

Como exemplo positivo quero citar o Banco do Brasil pela solidez desde sua criação em 12/10/1808. O Banco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações.

Juntamente com a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro. Para saber mais sobre os serviços essenciais do Banco do Brasil acesse o link: http://www.bb.com.br/docs/pub/trf/tarifasPFe.pdf

Todas as instituições bancárias possuem esse pacote de serviços essenciais e SÃO PROIBIDOS pelo Banco Central de cobrar quaisquer valores, por menores que sejam de seus clientes. Sou cliente do Banco do Brasil e NÃO PAGO ABSOLUTAMENTE NADA para manter minha conta-corrente ativa. O segredo? Valorizo meus parcos recursos! Fiz a adesão ao Pacote de Serviços Essenciais. Esse Eu recomendo porque é grátis e básico, mas resolve!

O Pacote de Serviços Essenciais inclui oito itens: cartão de débito; fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; dez folhas de cheques por mês; realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento; compensação de cheques; realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet; consultas ilimitadas pela internet e extrato consolidado discriminado, mês a mês, uma vez ao ano.

“A maioria dos correntistas poderia ter apenas os serviços essenciais, sobretudo pela possibilidade de utilizar o cartão de débito para pagamento, o que diminui a necessidade de saques, além de consultas de saldo e movimentações pela internet”, explica Ione Amorim, economista do Idec responsável pelo estudo.

Como REFERÊNCIA NEGATIVA informo que o Banco Santander (Salvo outro juízo: O maior escroque que o Brasil adotou da Espanha) cobra R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) por mês apenas para você manter sua conta-corrente ativa! Claro que se você procurar um gerente de uma instituição bancária qualquer Ele (gerente, preposto ou lacaio) fará de tudo para lhe vender um pacote de serviços bancários – de interesse exclusivo do Banco – e que seja muito além de suas reais necessidades básicas. Para isso, evidentemente, você desembolsará uma pequena fortuna mensal.

TESTE REALIZADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – (Idec)

Um teste feito recentemente pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) comprovou como o início de relacionamento do cliente com o banco pode ser conturbado. Em dezembro de 2011, voluntários do instituto abriram contas em agências de seis bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco e Santander) e avaliaram as informações dadas aos novos clientes.

Os bancos foram reprovados em vários quesitos. Nenhum deles informou, espontaneamente, sobre a existência dos serviços gratuitos aos consumidores e todos concederam cheque especial sem o cliente ter solicitado. Depois do teste e apurados os resultados, disse o gerente de testes e pesquisas do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira. "Não podemos dizer que eles agem de má-fé, mas o fato é que ganham dinheiro com isso.". Meus diletos e notáveis leitores duvidam disso?

CONCLUSÃO

Essa gratuidade a que me refiro NÃO INTERESSA A UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA PRIVADA, a um grupo que visa única e exclusivamente o enriquecimento dos seus especialíssimos acionistas. O Santander, por exemplo, por ser uma instituição de capital estrangeiro e privado há que se preocupar cada vez mais com o aumento de seu lucro em detrimento dos clientes desavisados e/ou pouco informados.

O Banco Santander veio para o Brasil em 1982 com um escritório de representação. Nove anos depois (1991) é que as operações do “Santander Investment” começaram. É espanhol. A operação brasileira responde com 30% do lucro do Grupo. Atualmente, o Santander é o terceiro banco privado por volume de ativos (no Brasil) e o primeiro entre os bancos internacionais.

A base de clientes ultrapassa 6,7 milhões. São mais de 1890 pontos de venda e mais de 7115 caixas eletrônicos. A maioria dos clientes do Banco Santander é formada por funcionários ativos e inativos do Estado de São Paulo, provindos do Banco Banespa.

Alguns leitores mais perspicazes poderão dizer: “Ora, se o Santander se firmou no Brasil em tão pouco tempo foi por comprovado empreendimento bem arquitetado, competência e ousadia do grupo espanhol que o representa!”. Sim. Isso não se discute. Há que se reconhecer a força econômica e a competência do grupo dos hispanos que alimenta a cupidez ilimitada dessa instituição. Ocorre que estamos falando (escrevendo) sobre Serviços Essenciais Bancários gratuitos!

RESUMO DA CONCLUSÃO

Até parece que estou fazendo propaganda negativa contra o Santander. Não estou. Não tenho esse interesse. Meu sentimento nacionalista é sólido e fortíssimo, mas não chega a tanto. Para mim é irrelevante a instituição bancária ser nacional ou estrangeira para a escolha do cliente abrir sua conta-corrente, fazer uma poupança, solicitar um empréstimo ou qualquer outra transação financeira.

O que importa, no momento, é: Quanto se vai pagar para ter um bom serviço essencial ao seu perfil. Se você possui uma fonte de renda baixa (simples como demonstram os contracheques dos professores de ensino médio ou dos integrantes das Forças Armadas Brasileiras) certamente um banco privado ou mesmo público não terá o menor interesse em tê-lo como cliente.

Claro que os bancos nacionais também visam lucros. Por isso repito para ficar bem claro: Adira ao pacote de SERVIÇOS ESSENCIAIS e fique isento de pagar taxas extorsivas por serviços que muito pouco ou, às vezes, não utiliza! Isso poderá, a seu critério, ser feito independente da instituição financeira escolhida e privilegiada pela sua aceitação.

Enfim, qual o pior problema dos bancos? Filas? Falta de informação? Poucos atendentes? Falta de segurança pessoal para os seus clientes? Voracidade por lucros excessivos? Temos todos esses problemas, mas os bancos são obrigados, por determinação do Banco Central, a oferecer uma série de serviços gratuitos aos clientes. Este e outros direitos, no entanto, muitas vezes não são conhecidos pelos consumidores, o que pode resultar em gastos desnecessários.

____________________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Wikipédia, a enciclopédia livre;

– Jornal O Estado de S. Paulo;

– Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec);

– Papéis avulsos do Autor.